Prefeito eleito de Mari/PB busca parcerias em órgãos de apoio e assessoramento técnico em JP
O Prefeito eleito de Mari, Zona da Mata da PB, Antônio Gomes, fez um périplo nesta quinta-feira (01) por órgãos de apoio e assessoramento técnicos ao homem e a mulher do campo. Pela manhã, Gomes visitou o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e na oportunidade conheceu os vários departamentos daquela instituição de capacitação e apoio aos produtores agrícolas. Na conversa com os coordenadores dos departamentos de Assistência Técnica e Treinamento Profissional Rural, teve contato com ações desenvolvidas e firmou acordo verbal para uma parceria a ser formalizada em janeiro de 2017.
O SENAR oferece uma variedade enorme de ações voltadas ao fortalecimento e empreendedorismo do mundo rural, e o município de Mari será beneficiários de várias delas, segundo compromisso pelas partes.
Em seguida, foi ao SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, vinculado ao sistema nacional de Cooperantíssimo. Com o Superintendente do SESCOOP também foi assumido o compromisso de se firmar parceria a partir do início da gestão 2017. O SESCOOP oferece um elenco de ações cooperativistas, entre elas a Educação Cooperativista que permeará várias ações do Governo Municipal de Mari, a partir do próximo ano. Além da implantação de Educação Cooperativista, o SESCOOP também irá apoiar o processo de capacitação e fortalecimento das cooperativas já existentes no município e do fomento a criação de novas cooperativas.
A tarde, a audiência foi com o Coordenador da GU – Gestão Unificada – EMATER, INTERPA e EMEPA. Como nas demais audiências, esta com a GU foi muito positiva, visto a oferta de ações das três instituições governamentais. A EMATER oferece uma série de cursos e treinamentos em várias áreas do mundo rural, além da Assistência Técnica permanente. Nessa questão, a prefeitura de Mari na gestão 2017/2020, terá uma parceria muito forte, tornando a EMATER numa parceira forte, proativa e permanente. Por outro lado, a EMEPA tem um expertise muito grande na produção de variedade de frutíferas e tubérculos melhoradas geneticamente, garantindo aumento na produtividade e na qualidade.
Da audiência com o coordenador GU, entre outros compromissos assumidos, já ficou firmado o acordo para a assinatura de um convênio entre a prefeitura Municipal de Mari e EMEPA no início de janeiro de 2017, o qual resultará na implantação de 50 hectares de Caju Precoce de alta performance.
“Em resumo, as audiências abriram um leque importantíssimo de oportunidades e possibilidades de parcerias concretas e reais a serem firmadas no início da nossa gestão e ao mesmo tempo, criar condições efetivas para o desenvolvimento, crescimento e fortalecimento das ações e atividades do homem e da mulher que trabalha o campo.”, disse Antonio Gomes ao avaliar os contatos feitos.
Via: ExpressoPB com Notícias do Vale PB.