Ex-prefeito da PB é condenado a 5 anos de prisão por desvio de verbas e falsificar cópias de cheques

O ex-prefeito de Catingueira José Edvan Félix foi condenado a 5 anos de prisão por desvio de verbas públicas. A sentença, proferida pelo juiz Claudio Girão Barreto, da 14ª Vara Federal, foi publicada no diário da Justiça, nesta quarta-feira (7) .

Em 2006, o município de Catingueira, sob a gestão de José Edvan, celebrou convênio com o Ministério do Turismo, que previa a liberação de R$ 50 mil de verbas federais. Os valores seriam gastos com as contratações de atração musical, estrutura do evento e com publicidade. Para realizar os serviços, teria sido foi contratada, sem licitação, a empresa Xoxoteando.

De acordo com o Ministério Público Federal, “o então prefeito, com vontade livre e consciente, em unidade de desígnios e esforços com Francisco de Assis, real proprietário da empresa Xoxoteando, desviou verbas públicas oriundas do convênio, por meio de duas formas distintas: não realização das ações previstas no plano de trabalho e superfaturamento de preços”.

Consta ainda que o gestor falsificou a cópia carbonada dos cheques emitidos para realizar os pagamentos, fazendo constar que foram emitidos os títulos em favor da empresa Xoxoteando, quando, de fato, eram nominais à tesouraria do município e sacados na “boca do caixa”.

Em sua defesa, o ex-prefeito pediu a sua absolvição, alegando não haver demonstração suficiente de que tenha participado da prática criminosa. “A defesa alega que não houve dolo na conduta praticada por José Edvan. Ocorre que o acusado, enquanto gestor do município (de porte pequeno, enfatize-se), era o responsável pela administração dos recursos públicos, não sendo razoável admitir que tais recursos fossem empregados de uma forma ou de outra sem o seu acompanhamento ou, ao menos, seu consentimento”, escreveu na sentença o juiz Claudio Girão.

Via: MaisPB com Notícias do Vale PB.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios