Dois paraibanos aparecem na lista da Odebrecht

É apenas o começo, mas a lista de delações da empreiteira Odebrecht promete marcar significativamente a política brasileira com prováveis repercussões para as eleições de 2018. Pelo menos dois políticos paraibanos aparecem na lista do ex-diretor de relações institucionais da empresa, Cláudio Melo Filho. Ele cita os nomes de 51 pessoas de 11 partidos. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) é citado entre as pessoas com quem ele mantinha contatos episódicos para tratar dos interesses da construtora. Já o ex-deputado federal Inaldo Leitão entra na lista dos contatos frequentes, com relatos até de propinas pagas.

Clique aqui e confira a íntegra da delação vazada.

Inaldo Leitão, cujo codinome atribuído pela construtora era “Todo Feio”, teria recebido R$ 100 mil da Odebrecht, segundo o relato de Cláudio Filho. Ele estava na empresa há 27 anos e era responsável pelo relacionamento da empreiteira com o Congresso Nacional. Cláudio era homem de confiança de Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira que está preso em Curitiba. Os paraibanos na lista, no entanto, eram fichinha perto de toda a cúpula do governo do presidente Michel Temer (PMDB). As revelações surgem junto com pesquisa do Datafolha que mostra a já combalida popularidade dele em queda.

Temer

A cúpula do governo Temer tem muito o que se preocupar com a delação da Odebrecht. O nome do presidente aparece 43 vezes no documento do acordo de delação premiada de Cláudio Melo Filho. E não é o único. O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, é mencionado 45 vezes e Moreira Franco, secretário de Parceria e Investimentos do governo Temer, 34, segundo o revelado por matéria da Folha de S. Paulo. O ex-ministro Geddel Vieira Lima, que pediu demissão recentemente, surge em 67 trechos. Ninguém, no entanto, é mais citado que Romero Jucá (PMDB-RR). Ele aparece em 105 menções.

Datafolha

O Instituto Datafolha divulgou nova pesquisa com o desempenho do governo e advinha: Michel Temer aparece pior na atual consulta, mesmo antes dos novos vazamentos da delação da Odebrecht. O índice de bom e ótimo do gestor caiu de 14% em julho para 10% na consulta atual. A pesquisa também revela um descontentamento gigantesco da população com a figura do presidente.  Segundo o Datafolha, a população considera o presidente falso (65%), muito inteligente (63%) e defensor dos mais ricos (75%). Metade dos brasileiros veem Temer como autoritário e 58%, desonesto.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios