Vereadores de Sapé acionam Justiça após presidente descumprir liminar e se reeleger

A maioria dos vereadores da cidade de Sapé se uniu e ingressou com um mandado de segurança para que o ex-presidente da Câmara, Luizinho, entregue as chaves e os documentos à chapa opositora que foi eleita por oito votos neste domingo (1º). Oito dos quinze vereadores da cidade acreditam que o vereador Luizinho desrespeitou a liminar presidindo a sessão e se tornando presidente da casa novamente. A liminar foi concedida pelo juiz Judson Kildare Nascimento Faheina, da comarca de Rio Tinto.

O ex-presidente da Câmara, Luizinho, descumpriu decisão judicial, realizou uma sessão paralela e foi eleito presidente novamente por sete votos, além de ter se negado a entregar as chaves e documentos da casa legislativa.

De acordo com Marcos Souto Maior Filho, advogado dos vereadores que pretendem acionar a Justiça, “Sapé está legalmente sem prefeito, pois o prefeito eleito não tomou posse na mesa presidida por Johni Rocha, atual presidente da Câmara”. Ele também afirma que “estamos sem as chaves da câmara e vamos entrar uma medida judicial para obtê-las. Já está sendo comunicado o juiz, que o ex-presidente Luizinho não quis cumprir a decisão, mas oito vereadores fizeram cumprir”.

A cerimônia de posse neste domingo (1º) foi bastante tumultuada na cidade e a Câmara de Vereadores registrou duas sessões simultâneas com eleição de mesa diretora. Uma das sessões foi presidida pelo vereador Luizinho. O prefeito eleito na cidade, Roberto Feliciano, tomou posse na sessão presidida pelo vereador Luizinho.

Já a outra sessão foi presidida pela vereadora Maria das Graças, que foi a mais votada no município. Nesta sessão, foi eleito o vereador Johni Rocha por oito votos.

Uma decisão liminar havia revogado todas as decisões que foram tomadas durante sessão extraordinária na última semana. A sessão havia modificado o regimento interno da casa. De acordo com determinação da Justiça, o regimento interno da Casa não poderia ser alterado e nem o atual presidente da Câmara, Luiz Limeira (PP), poderia presidir a eleição da nova Mesa Diretora da Casa.

De acordo com o gabinete do prefeito de Sapé, a posse de ontem foi válida e o prefeito já trabalha normalmente, apesar de não ter ido à prefeitura durante a manhã do primeiro dia de trabalho, nesta segunda-feira (02). De acordo com Valdeci Luís de França, o fato está “aparentemente resolvido. O que pode acontecer é o pessoal acionar a justiça”.

Notícias do Vale PB com ClickPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios