Wallber Virgolino rebate crítica de juiz: ‘Sei nem quem é’
O delegado paraibano e secretário da Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc), Wallber Virgolino da Silva Ferreira, neste domingo (15), assegurou que os detentos que provocaram a rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz serão punidos. O motim terminou com, ao menos, trinta mortos.
“Ocorrerão transferências, as operações serão intensificadas e serão punidas as pessoas que participaram e determinaram essa situação”, disse.
Em entrevista ao Paraiba.com.br, Wallber também repercutiu a declaração pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar, apontando a falta de experiência do secretário como um dos motivos da rebelião. De acordo com Virgolino, a fala foi recebida por ele com perplexidade.
“Acho estranho um ataque desmedido e sem justificativa. Ser engenheiro de obra pronta é muito cômodo. O sistema penitenciário do RN já vinha em uma crise bem maior e eu fiquei sabendo o juiz participou de tudo em 2015 e nada mudou”, rebateu.
O ex-secretário da Administração Penitenciária da Paraíba prometeu assimilar as críticas, mas alfinetou:
“Opinião é igual a nariz, cada um tem o seu. Eu acho quem deveria ser o Secretário era ele, já que tem tanta experiência. Se isso ocorresse, não teria só rebelião de presos não, os agentes também se rebelariam, pois ele é muito querido pela categoria. O trabalho continua e crises fazem parte de minha vida. Missão dada, é missão cumprida”, declarou.
Perguntado se o juiz teria alguma motivação pessoal, o delegado arrematou: “Sei nem quem é ele. Acho que pode ser ciúmes porque que ele não é mais ouvido no estado sobre esse assunto”.
Leia no Paraíba.