Encontro no HGM para debater melhorias na saúde no Vale do Mamanguape, esteve presente os prefeitos de Capim Tiago Lisboa e Cuité de Mamanguape Jair da farmácia
O Hospital Geral de Mamanguape (HGM), realizou nesta quarta-feira (18) uma reunião com os novos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios do Vale do Mamanguape. O objetivo da iniciativa é melhorar os serviços de saúde na região por meio de parcerias que integrem as ações municipais e estaduais.
Presente no encontro, a secretária de Saúde da Paraíba, Cláudia Veras, destacou que saúde se faz com a cooperação de todos. De acordo com ela, melhorar o atendimento à população é responsabilidade do estado e dos municípios. Temos uma excelente estrutura aqui, que juntos conseguiremos melhorar ainda mais”, afirmou Cláudia, ao se referir da rede estadual no Vale do Mamanguape. “Estive no HGM na inauguração e sei o quanto evoluiu. Ao chegar hoje aqui fiquei feliz em ver a energia e disposição de todo pessoal. Isso é fundamental quando presta atendimento na saúde”, completou.
A reunião contou com a presença de cerca de 35 representantes das 11 cidades do Vale do Mamanguape.
Para a diretora do HGM, Isis Unfer, o encontro é um momento importante para a saúde regional. “Estamos contentes em abrir as portas do HGM para uma iniciativa deste porte. Com a colaboração de todos, vamos melhorar e adequar ainda mais os serviços para prestar o melhor atendimento à população”, disse.
A prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa, avaliou a atividade como positiva e disse que a população é que sairá ganhando. “Enquanto gestores, temos diversos desafios e um dos maiores é a saúde. Considero essa reunião muito produtiva, onde todos os municípios se comprometeram a ajudar também o hospital”, afirmou.
Inaugurações
A direção do HGM aproveitou o evento para fazer duas inaugurações na unidade: a da Briquedoteca Montessoriana e da Sala de Vacinas. A brinquetodeca é um espaço colorido e confortável que conta com ar-condicionado, piso emborrachado, decoração especial, brinquedos separados por faixa etária, jogos, mesa para atividades de artes e estudo, além de área para higienização dos equipamentos. A iniciativa, que deve atender a cerca de 700 crianças internas por ano, contou com os esforços e doações da equipe do hospital além de diversos parceiros.
Já a Sala de Vacinas deve beneficiar por volta de 1.400 crianças anualmente, nascidas na maternidade do HGM. O local é mais uma iniciativa da maternidade, que já conta com serviço exclusivo de cartório, SPA Gestacional, Massagem Shantala, Teste do Pezinho, Teste do Coraçãozinho, primeiro-click e posto de coleta de leite humano.
Notícias do Vale PB com HGM