Le Pen sobe em pesquisa após ataque em Paris, mas Macron mantém liderança
Em um levantamento para a revista Le Point, publicada nesta sexta-feira, Macron aparece na frente na primeira rodada de votações, a serem realizadas neste domingo, com 24,5% dos votos — uma queda de 0,5 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
Já Le Pen aparece em segundo lugar na votação, com 23% — 1 ponto acima na comparação com o levantamento anterior.
O conservador François Fillon e o esquerdista Jean-Luc Melenchón caíram 0,5 pontos para 19%, não conseguindo se classificar para o segundo turno do dia 7 de maio.
De acordo com a pesquisa, Macron derrotaria Le Pen com folga na segunda rodada.
Trump: Atentado terá efeito na eleição
Reivindicado pelo Estado Islâmico (EI), o ataque de quinta-feira na avenida símbolo de Paris deixou um policial morto e outros dois agentes feridos. O atirador, identificado como Karim Cheurfi, um francês de 39 anos, foi morto depois da ação pelas forças de segurança.
O presidente americano Donald Trump advertiu nesta sexta-feira que o ataque em “terá um grande efeito” na eleição presidencial.
“Outro ataque terrorista em Paris. O povo da França não vai aceitar muito mais disto. Terá um grande efeito sobre a eleição presidencial!”, escreveu Trump no Twitter poucas horas depois do atentado.
Três dos quatro candidatos que aparecem nas primeiras posições nas pesquisa suspenderam suas campanhas nesta sexta-feira.
A França se encontra em estado de emergência e com o maior nível de alerta desde o início, em 2015, de uma onda de atentados terroristas, que matou mais de 230 pessoas.