Governador se coloca contra a construção de presídio federal em Bayeux

O governador Ricardo Coutinho (PSB) revelou nesta sexta-feira (9) seu posicionamento contrário à construção de um presídio federal em Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa. Para o socialista, é muito perigoso instalar uma unidade prisional, destinada a abrigar presos de alta periculosidade, advindo de outros estados para a Paraíba. “Sabemos que muitos de seus comparsas deverão vir morar nos arredores, quem sabe para tramar planos de fuga”, conjecturou Coutinho, em entrevista à Rádio POP.

Para Ricardo Coutinho, a área destinada ao presídio e os recursos federais seriam melhores utilizados para fomentar a instalação de uma fábrica ou indústria. “Algo que trouxesse emprego e renda para as pessoas e não que aumente a violência”, completou.

As declarações do governador do estado chegam em meio a intensos debates entre a Câmara de Vereadores de Bayeux e o prefeito Berg Lima (Podemos), que defende a instalação do presídio federal na cidade. O site da prefeitura abriu enquete, ainda ativa para votação, sobre a instalação do presídio (http://www.bayeux.pb.gov.br/enquete). Até esta sexta-feira, 75% dos votantes era favoráveis à unidade prisional, 24% contra e 1% indiferente.

A discussão foi estadualizada com a iniciativa do deputado João Gonçalves (PDT) que está propondo uma audiência pública, marcada para o próximo dia13 de junho, para debater o tema na Assembleia Legislativa da Paraíba. “Queremos ouvir a população e autoridades do estado e do município, neste momento de sentimento de insegurança, após o anúncio da construção e instalação do presídio federal no município de Bayeux”, adianta o parlamentar na justificativa do pedido.

De Brasília, o deputado André Amaral (PMDB) também tem se empenhado em barrar a instalação do presídio federal em Bayeux. O peemedebista, inclusive, usou suas redes sociais para criticar a postura do prefeito Berg Lima e anunciar que vai tentar uma audiência com o ministro da Justiça, Torquato Jardim, para dizer que “o povo de Bayeux não quer esse presídio, e que a Grande João Pessoa não merece esse presídio”.

Sobre o presídio

O Presídio Federal deve ser construído na área de 240 hectares próxima à antiga Manzuá, na saída de Bayeux em direção a Natal, no Rio Grande do Norte. A penitenciária vai ter capacidade para 208 internos, entre presos condenados e provisórios, em quatro pavilhões. Após a fase licitatória para a obra, de dois meses, a construção deve durar mais dois anos.

Notícias do Vale PB com JP Online

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios