Canal da Transposição rompe e interrompe fluxo da água para Campina

A realidade dá razão mais uma vez aos temores e constatações do Professor Francisco Sarmento sobre a qualidade das obras do Projeto de Transposição do Rio São Francisco. Ontem (10), um canal do Eixo Leste arrombou e, com isso, interrompeu-se o fluxo de água para Campina Grande, via açude de Boqueirão.

canal-rompido-eixo-leste3-768x432

O trecho que ruiu fica em Custódia, Pernambuco, próximo à divisa com a Paraíba. Pertence ao Lote 11 de obras, executado pela empreiteira OAS, uma das mais encrencadas na Operação Lava Jato. Para remediar e restabelecer a transposição, começaram a fazer uma pequena barragem dentro do canal, conforme se pode ver na fotografia abaixo.

canal-rompido-eixo-leste2-768x432

Mesmo após a conclusão da barragem, ainda não se sabe quando o canal será consertado e novamente posto em uso para a água retomar seu curso no rumo de Monteiro, Camalaú e Boqueirão. Por enquanto, a interrupção não afetou o abastecimento de Campina e região, até por que os 19 municípios do chamado Polo da Borborema ainda não consomem água da Transposição.

Francisco Jácome Sarmento, Professor Doutor de Engenharia Civil da UFPB, é um dos maiores especialistas brasileiros em recursos hídricos. Foi um dos formatadores do Projeto São Francisco no Governo Lula. Em 19 de março deste ano, visitou as obras do Eixo Leste e divulgou sua preocupação com a execução, o andamento e a qualidade das obras da Transposição.

Após a visita, divulgou relatório através desde blog mostrando que no ritmo e na vazão que estava sendo liberada a água para os açudes de Monteiro e Camalaú, era incerto e improvável que o Eixo Leste pudesse abastecer o esgotado açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) no prazo anunciado pelo Ministério da Integração.

Após os alertas e advertências do Professor Sarmento, tanto o Ministério como a Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) correram para tomar as providências que fizeram a água do Velho Chico fluir pelo Rio Paraíba até atingir o açude de boqueirão, que abastece Campina e mais 19 municípios, todos em via de um colapso no abastecimento gerido pela Cagepa. Informação: Rubens Nóbrega.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios