Governo RC perde recursos e crianças cardiopatas são enviadas para Recife

O Ministério da Saúde publicou, há poucos dias, portaria destinada a ampliar o programa para crianças portadoras de cardiopatias congênitas, com um considerável aumento de recursos. Mas, a Paraíba não será beneficiada e por uma simples razão: o Governo do Estado desativou o programa de alta complexidade em cardiopatia congênita. Os recursos passarão a ser da ordem de R$ 91,5 milhões.

O programa começou a ser implantado na Paraíba, durante o Governo Zé Maranhão III, com um serviço para atender essas crianças no Hospital Arlinda Marques e Hospital Universitário. Mas, logo que o governador Ricardo Coutinho assumiu, decidiu desativar. O motivo é absurdo, revela um médico: “Ele não gostava dos médicos, pois os mesmos foram para o guia eleitoral de Zé Maranhão”.

Com resultado da desativação do serviço, “é feita a transferência das crianças para Recife em um convênio questionável com um grupo de Recife chamado Círculo do Coração… É uma situação vexaminosa para nossa Paraíba: condena-se o Estado a ficar na insipiência assistencial, não desenvolvemos expertise técnica, nem treinamento de equipes de enfermagem.”

O detalhe é que apenas seis Estados do País não tem o serviço especializado. A Paraíba entre eles. Durante lançamento do programa de aumentos dos recursos, há três dias, no Instituto do Coração, em São Paulo, médicos paraibanos presentes lamentaram a situação do Estado: “Foi vergonhoso para todos nós vermos a exibição nos painéis com a Paraíba constando como um dos poucos Estados sem o programa.”

Notícias do Vale PB com Helder Moura
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios