TCE-PB Inicia Com Prefeituras O Treinamento De Gestores Públicos Para O Sagres Diário

“Um momento histórico para a gestão pública em um Tribunal que faz história desde 2002 após o lançamento do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade, o Sagres, hoje com modelo adotado em oito Estados brasileiros”.

Com essa observação o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes, abriu o encontro com prefeitos e quadros técnicos municipais para treinamento sobre o “Sagres Diário”, na manhã desta quarta-feira (17), no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna.

“Considero o dia de hoje tão importante quanto o do lançamento do Sagres, há 15 anos, pois damos, agora, o passo que nos permitirá o acompanhamento diário de atos, receitas e gastos públicos de extremo interesse da sociedade, a exemplo daqueles atinentes à saúde, à educação ou à previdência”, disse ele à plateia que superlotou o Auditório Celso Furtado, pertencente ao TCE.

A todos o conselheiro André Carlo fez ver que a atualização diária do Sagres ampara-se em três pilares básicos e de igual importância: o da orientação aos gestores, o da fiscalização e o do controle social. No primeiro caso, aconselhou que prefeitos e assessores façam uso largo do “Sagres Painéis”, ferramenta por cujo meio eles poderão acompanhar despesas de toda ordem e o comportamento dos diversos setores da administração municipal, a tempo da correção de rumos, quando isso for necessário.

“A transparência é o melhor e o mais seguro caminho para a gestão dos seus municípios. Neste sentido, tenham sempre no Tribunal de Contas um parceiro fiel e constante”, concluiu.

As orientações aos participantes do encontro – em meio aos quais contadores a serviço das Prefeituras – foram prestadas, em seguida, por equipe técnica do TCE formada pelos auditores de contas públicas Ed Wilson Santana, Severino Claudino, Marcos Uchoa e Rafael Chiappetta.

REPETIÇÃO – O encontro será repetido, nesta terça-feira (18), para representações das Câmaras de Vereadores e, na quarta-feira (19), para organismos vinculados ao Governo Estadual, sempre das 9h às 12h.

O propósito, em todos esses casos, é promover a atualização constante e ininterrupta do Sagres, conforme termos da Resolução Normativa nº 05/2017, aprovada na sessão plenária que a Corte realizou no último dia 29.

Assim, as informações e documentos relacionados aos atos, receitas e gastos dos entes jurisdicionados terão encaminhamento eletrônico ao TCE, por meio do “Sagres Captura”, até 24 horas do primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil. Os dados então enviados vão compor o balancete correspondente ao mês de competência de cada informação.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios