Suspeita de divulgar ‘Jogo da Baleia Azul’ é detida em JP

Uma mulher suspeita de participar da divulgação do “Jogo da Baleia Azul” foi detida na manhã desta terça-feira (18) em João Pessoa e levada por policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) para a Central de Polícia. Segundo o delegado responsável, ela deve prestar esclarecimentos e ser liberada. Equipamentos eletrônicos da suspeita também foram apreendidos pela polícia e devem ser encaminhados para o Rio de Janeiro.

Uma ação conjunta da Polícia Civil está sendo realizada na manhã de hoje na Paraíba e em outros oito estados brasileiros, para identificar e prender suspeitos de organizar e divulgar nas redes sociais um “jogo de incentivo ao suicídio’, que ficou conhecido popularmente como “jogo da Baleia Azul”. A operação começou no Rio de Janeiro e teve desdobramentos na Paraíba, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Ao todo estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão nos oito estados. Os mandados foram expedidos pelo juiz Alexandre Abrahão, da 1ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, e tem o objetivo é identificar e prender supostos “curadores” do jogo, que chegou a causar ferimentos em vítimas no Rio e tem ligação suspeita com casos no Mato Grosso e na Paraíba. Algumas vítimas, ao tentarem deixar o jogo, são ameaçadas por essas pessoas.

Baleia Azul

O Baleia Azul é uma corrente que tenta induzir virtualmente seus participantes, a maioria menores de 16 anos, ao suicídio através de 50 desafios.

Não existe um site do jogo ou outra plataforma onde ele possa ser encontrado. O jogo é uma iniciativa de criminosos que usam as redes sociais para impor desafios a crianças e adolescentes. Um grupo de organizadores, chamados de “curadores”, propõem uma sequência de missões que envolvem isolamento social, automutilação e suicídio.

Informação: Jornal da Paraíba
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios