‘É natural’, diz Temer sobre crítica de empresários a aumento de imposto

O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira (21) que é “natural” a reação de setores do empresariado contra o aumento da alíquota de PIS e Cofins sobre os combustíveis, anunciado pelo governo na quinta (20).

A medida, que já está em vigor, faz parte das ações da equipe econômica para tentar cumprir a meta fiscal do ano, um déficit de R$ 139 bilhões.

Contrária ao aumento de impostos, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo iniciou o dia com um protesto em frente ao prédio da entidade, na Avenida Paulista. O pato inflável, que ganhou repercussão nas manifestações contra o governo Dilma Rousseff em 2016, foi reativado, assim como o slogan: “não vou pagar o pato”.

Outros representantes da classe empresarial, como a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), também criticaram a medida do governo.

Temer foi questionado sobre a reação dos empresários após participar de uma reunião do Mercosul em Mendoza, na Argentina. Para o presidente, o aumento do imposto é “fundamental” para estimular o crescimento no país e logo vai ser uma “matéria superada”.

“É uma natural reação, digamos, econômica, é natural. Ninguém quer tributo, mas, na verdade, quando todos compreenderem, eu vou repetir, que é fundamental para incentivar o crescimento, para manter a meta fiscal, para dar estabilidade ao país e para não enganar, não produzir nenhum ato governativo que seja enganoso ou fantasioso para o povo, esta matéria logo será superada. Não tenho dúvida disso”, afirmou o presidente.

Temer também disse que não há previsão de novos aumentos de impostos. “Nós, por enquanto, estamos atentos, a área econômica está atenta a isto, apenas para esse aumento. Não sei se haverá necessidade de mais ou não. Haverá naturalmente diálogo e observações sobre isso. Mas agora não”, disse.

Notícias do Vale PB com G1
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios