Brasil supera Itália e conquista Grand Prix pela 12ª vez
Neste domingo, na China, a equipe de José Roberto Guimarães derrotou a Itália por 3 sets a 2 (26-24, 17-25, 25-22, 22-25 e 15-8) e conquistou pela 12ª vez na história o Grand Prix.
O Brasil, assim, se isola ainda mais na liderança história – os Estados Unidos estão na segunda colocada em títulos, seis – e mantém as italianas na seca: agora, são três vice-campeonatos.
Ainda oscilando bastante, a equipe canarinho contou com grandes atuações das centrais Adenízia e Ana Beatriz, principalmente no bloqueio, e com os ataques das experientes Natália e Tandara.
A oposta Paola Egonu foi a maior pontuadora da decisão, 29 pontos.
Durante sua campanha, a seleção feminina oscilou bastante. Para chegar à semifinal, precisou de uma virada improvável da China sobre a Holanda, que desperdiçou seis match-points.
Depois, o Brasil ganhou da Sérvia para ir à decisão, mas não reencontrou as anfitriãs chinesas, que perderam para a Itália.
E a grande final foi tensa novamente, com as duas seleções brilhando por dois sets cada uma até o Brasil deslanchar no tie-break para confirmar o título quase um ano após o desastre dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quando nem pódio pegou.