“Estou reforçando a segurança com mais 700 policiais e ainda falam bobagem”, disse RC
O governador Ricardo Coutinho não poupou críticas aos seus adversários políticos que foram contra a criação da Guarda Militar Temporária, que vai fazer com que mais de 700 policiais reforcem a segurança nas ruas.
Em entrevista a uma emissora de rádio da Capital nesta sexta-feira (18), o governador disse que é preciso ter fundamento na hora de fazer uma crítica. “Estou colocando mais 700 policiais nas ruas e ainda falam bobagem. Vamos ter um grande reforço na segurança e eu não entendo como alguém pode abrir a boca para dizer um monte de bobagem”, salientou.
Ricardo disse ainda que as críticas são de pessoas que apoiam um prefeito que dobrou o número de prestadores de serviço. “essas pessoas têm necessidades de fazer qualquer tipo de crítica, nem que seja a maior bobagem do mundo”, concluiu.
Entenda
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (17) a criação da Guarda Militar Temporária (GTM), no âmbito da Polícia Militar da Paraíba (PMPB).
Segundo a Medida Provisória, a Guarda Militar destina-se, em caráter experimental, à execução das atividades típicas de policiamento ostensivo de segurança externa em estabelecimentos penais, socioeducativos e, excepcionalmente, em atividades especiais ou extraordinárias de interesse público no âmbito exclusivo da PM.
Segundo a publicação, o processo de recrutamento, seleção e capacitação da GTM será precedido de autorização expressa do Chefe do Poder Executivo, mediante proposta fundamentada do Comandante-Geral, observado o limite máximo de 01 (um) Guarda Militar Temporário para cada 05 (cinco) integrantes do efetivo fixado em lei para a Polícia Militar.
Para ingresso, o candidato deverá se submeter a um processo seletivo conforme edital. Os candidatos, aprovados na seleção, serão convocados para o serviço voluntário e temporário, obedecendo aos limites estabelecidos. A prestação do serviço voluntário e temporário terá duração de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogada por até 02 (dois) anos, uma única vez.
O auxílio mensal de atividade militar temporária, de caráter financeiro, será equivalente à Bolsa Especial de Atividade Militar da Reserva de Praça da Guarda Militar da Reserva.