Transplantes: Camila cobra informações

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) denunciou a falta de medicamentos de uso contínuo para os pacientes transplantados e solicitou ao Governo do Estado, por meio da secretária de Saúde, Cláudia Veras, informação sobre o baixo número de transplantes realizados na Paraíba.

Segundo a parlamentar, de janeiro até este mês, apenas 17  transplantes de rins foram realizados, mesmo a Paraíba tendo três hospitais habilitados para realizar a procedência.

“Estamos solicitando essas informações para saber os motivos do número tão baixo de transplantes na Paraíba e também como estão às ações necessárias para a captação de órgãos. Apesar de ter toda estrutura, o Estado é o que menos realiza o procedimento”, destacou a deputada.

A parlamentar denunciou a falta de medicamentos de uso contínuo para os pacientes transplantados. Pessoas que fazem esse tipo de tratamento procuraram a deputada para relatar o problema.

“Recebemos informações que transplantados de fígado estão tendo dificuldades para ter acesso à medicação Tracolimus, que é essencial para não haver rejeição do órgão no organismo. Essas pessoas precisam tomar esse remédio todos os dias, senão podem vir a morrer. É uma medicação que não pode faltar”, ressaltou.

Atualmente, pelo menos 640 pessoas estão na fila de espera por um transplante na Paraíba, conforme dados da Central de Transplante do Estado. A córnea é o órgão mais procurado seguido por rins e fígado. Segundo a parlamentar, um grande número de órgãos, que poderiam salvar vidas, é desperdiçado por falta de uma política séria que vise atender o cidadão.

Notícias do Vale PB com MaisPB
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios