Tremor é sentido na Coreia do Norte após possível teste nuclear
Um tremor de magnitude 6,3 foi sentido neste domingo (3) na Coreia do Norte, após um novo teste nuclear realizado pelo governo de Kim Jung-un. Segundo a agência Reuters, este é o sexto teste atômico de Pyongyang em 11 anos.
Logo após o tremor, o governo norte-coreano confirmou que realizou um teste com uma bomba de hidrogêneo que pode ser carregada no novo míssil balístico intercontinental do país.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o sismo e uma explosão foram registrados na região noroeste de Kimchaek. Segundo a Reuters, a região já foi palco de outros testes nucleares.
“Depois de examinar os dados, concluímos que era um teste nuclear”, disse o ministro das Relações Exteriores japonês, Taro Kono, em uma entrevista divulgada pela emissora pública NHK após uma reunião do Conselho Nacional de Segurança do Japão.
O Ministério da Defesa do Japão disse que havia despachado pelo menos três jatos militares de bases no Japão para testar a radiação.
Ainda não há informações de danos ou feridos.
Bomba nuclear
O tremor ocorreu poucas horas após o governo de Kim Jong-un anunciar a inspeção de uma bomba de hidrogênio para míssil.
O governo da Coreia do Norte disse que todos os componentes da bomba foram fabricados no país permitindo construir quantas bombas nucleares quiser.
O líder Kim Jong-un inspecionou neste sábado (2) a bomba de hidrogênio que será carregada em um novo míssil capaz de alcançar altitudes elevadas.