Romero Rodrigues Anuncia Ampliação E Diversificação Do Espaço Destinado Ao Maior São João Do Mundo

O São João de Campina Grande será ainda maior. Isto porque o prefeito Romero Rodrigues, em solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 5, no Teatro Municipal Severino Cabral, anunciou um projeto revolucionário já para a edição de 2018 do evento, que contempla a duplicação da área da festa, novas alternativas de acesso, revitalização do Açude Velho, estacionamento e a criação de espaços destinados ao resgate da história e da cultura da nossa região.

O prefeito também assegurou que o evento continuará sendo gratuito e a nova infraestrutura da festa – se prolongando do atual Parque do Povo até áreas no entorno da Estação Velha – terá um caráter permanente, podendo ser utilizada em outras programações da cidade ao longo do ano.

Para se ter uma ideia da dimensão do projeto a ser executado, a área atualmente ocupada para a realização do evento é de 27 mil metros quadrados, mas com as intervenções a serem feitas na Estação Velha e com a criação do chamado “Pólo de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima”, o espaço total da festa vai ganhar mais 65 mil e 500 metros quadrados, o que representa mais do que o dobro do tamanho atual.

De acordo com o prefeito, a ampliação da infraestrutura do Parque do Povo será possível mediante o aproveitamento de uma ampla área nas imediações da Estação Velha.

O Parque do Povo continuará sendo utilizado para o São João, mas com novas funções, pois a parte superior, por exemplo, vai ser reservada para uma estrutura que abrigará a Vila do Artesanato e um estacionamento. Já a parte inferior será destinada à implantação da Arena das Quadrilhas, contando com bateria de banheiros, estacionamento, arquibancadas e camarins.

A realização de shows deixará de acontecer no Parque do Povo e agora será em uma área localizada no bairro da Estação Velha, por trás do Hiper Bompreço, nas proximidades do Açude Velho. “Vamos criar uma nova arena de shows e revitalizar o Açude Velho e outras áreas, incorporando-as ao patrimônio cultural da cidade”, frisou o prefeito.

Toda a área por onde acontecerá o São João terá também calçadas padronizadas com figuras juninas, numa espécie de “corredor do forró”, com piso intertravado, além de moderna iluminação.

O palco 360º deve ficar localizado na Estação Velha, com espaço para bares e restaurantes. Vai ter também uma cidade cenográfica, com réplicas da biblioteca municipal, câmara de vereadores, catedral, Cine Capitólio, Prefeitura e outros. Outro espaço será a Vila Nova da Rainha, onde funcionará em 2018 a chamada “Vila da Imprensa”.

Haverá um acesso ao Parque do Povo pela rua João Moura até o Polo de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima – novo espaço localizado na Estação Velha, próximo ao Açude Velho, e que contará com seis ambientes. Um deles será a “Vila da Poesia Popular”, para apresentações de poesias, cordéis, repentistas, emboladores de coco e literatura de cordel.

O local abrigará setores resgatando a história do São João de Campina Grande, destacando-se, entre outros, o “Memorial do Maior São João do Mundo”, “Memorial fonográfico Luiz Gonzaga”, “Memorial Jackson do Pandeiro”, “Memorial das Quadrilhas”, “Memorial de Marinês” e “Memorial das Sanfonas”, sem se falar no Museu dos Santos Juninos, pois a festa também destaca e preserva o seu caráter religioso.

“A ideia do novo projeto é manter a tradição e buscar uma nova alternativa que proporcione ainda mais grandeza ao evento”, disse Romero Rodrigues, destacando também a melhoria das vias de acesso aos locais da programação, a exemplo da rua João Moura, além de novos acessos como a Avenida Assis Chateaubriand. Destacou, também, a garantia de espaço adequado para o funcionamento de bares e fast foods, onde os acessos serão mais largos, proporcionando conforto e comodidade aos turistas e forrozeiros em geral.

Autoridades prestigiam apresentação de projeto

O anuncio das mudanças contou a presença de secretários, vereadores, empresários e representantes do segmento cultural. Ocuparam o “espaço de honra” destinado as autoridades o prefeito Severo (Lagoa de Roça), secretários Joia Germano (Cultura), Luiz Alberto Leite (Desenvolvimento Econômico), Tovar Correia Lima (Ciência e Tecnologia), Eva Gouveia (Semas), Manoel Ludgério (Chefia de Gabinete) e Nelson Gomes Filho (Amde), além da presidente da Câmara Municipal, Ivonete Ludgério, e do vice-prefeito Enivaldo Ribeiro.

Notícias do Vale PB com Simone Duarte
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios