Em CG, Ricardo critica gestões de Cássio e Maranhão

O governador Ricardo Coutinho (PSB) teceu críticas, nesta terça-feira (19), contra as gestões dos senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB). Durante um evento para a entrega do sistema de rádio digital para a Segurança Pública, em Campina Grande, o gestor disse que o crescimento da criminalidade no Estado ocorreu por omissões dos antecessores. De acordo com ele, não houve investimentos em “políticas públicas” voltadas para a área de segurança na primeira década deste século. No período, o comando do Estado foi mantido nas mãos dos dois gestores, tirando um breve período de comando de Roberto Paulino (PMDB), em 2002.

“De janeiro a agosto deste ano, neste Disp (Distrito Integrado de Segurança Pública) de Campina Grande, melhor dizendo, nós tivemos uma redução de crimes contra o patrimônio de 33%. Só um crime, que é o roubo de veículos aumentou. Aumentou 14%. Mas, por exemplo, o roubo em transporte coletivo caiu 62%. Isso aqui é compulsória a notificação. O roubo a estabelecimento comercial caiu 35% em relação ao mesmo período do ano passado. O roubo de motos caiu 35% também. E todo mundo que tem uma moto roubada denuncia. Caiu 35%. Roubo a transeuntes, que nem todo mundo denuncia, caiu 36%. Então, uma política pública de segurança, ela não pretende criar ou vender um paraíso”, ressaltou o governador.

Ricardo Coutinho disse que uma política pública de segurança pretende criar um caminho potencial, progressiva e permanentemente, nos indicadores de criminalidade. “Porque nós passamos uma época na Paraíba, a primeira década neste século 21, em que efetivamente você não se tinha política pública, então disparou tudo. Disparou inclusive a questão dos homicídios que é o que nos preocupa. Os indicadores de taxa de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais) da Paraíba, hoje, são inferiores a 2009. Ou seja, estamos fazendo um  percurso retrocedendo, diminuindo estes indicadores”, ressaltou.

As críticas à gestão de José Maranhão ocorre no mesmo tempo em que o gestor tenta uma reaproximação. O grupo ligado ao governador Ricardo Coutinho defende uma composição de PMDB com PSB para as eleições de 2018. A cabeça de chapa, no entanto, é inegociável. Isso fica claro nas respostas do gestor às perguntas da imprensa. “A Paraívba está avançando e quem avança não pode retroceder”, disse.

Notícias do Vale PB com Suetoni Souto Maior
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios