Falta de chuva deixa energia elétrica mais cara

O alívio de uma conta de luz um pouco mais barata durou um curto tempo. Segundo informações recentes, o Operador Nacional do Sistema Elétrico anunciou que o Brasil deve ter bandeira tarifária vermelha já no mês de outubro. Isso significa que vamos pagar mais pelo consumo de energia elétrica.

Um dos fatores responsáveis por tal decisão seria a pouca chuva  registrada em pontos “chave” para a geração de energia hidrelétrica. Vale lembrar, por exemplo, que o reservatório da Serra da Mesa em Goiás opera abaixo dos 10%, a última informação na tarde do sábado (23) é de 8,11% .

Pelo mapa de anomalia de chuva em setembro, que representa a diferença entre o que choveu e a média normal para o mês, podemos perceber que na maior parte do país choveu abaixo do que normalmente chove.

Por outro lado, o Recôncavo Baiano, o estado de Sergipe e o sul do Rio Grande do Sul foram contemplados com chuva acima da média.

Segundo a previsão climática da Climatempo, a tendência de chuva é um pouco mais animadora para o mês de outubro. Aos poucos a chuva volta a ser transportada para o Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo sobre o sertão do Nordeste.

Apesar de não ser um grande volume acumulado, essa chuva já traz um alívio para os principais reservatórios geradores de energia.

O mapa de previsão de chuva ao longo dos próximos 15 dias indica mais chuva para o Sul e também sobre São Paulo e sul de Minas Gerais.Essa situação ameniza, mas não soluciona o problema.

Com a elevação da temperatura, a tendência também é de que o consumo de energia aumente, uma vez que ventiladores, aparelhos de ar condicionado, etc, começam a ser utilizados com uma maior frequência.

Seja no Brasil, ou no mundo, a produção de energia elétrica tem se tornado cada vez mais diversificada. Fontes, como a energia solar, têm se tornado cada vez mais comum.

Notícias do Vale PB com maispb
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios