Juros do cartão de crédito contribuem com inadimplência; veja dicas para evitar dívidas

Dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostraram que os altos juros do cartão de crédito e do cheque especial têm contribuído para o aumento da inadimplência no comércio. No entanto, de acordo com o Procon-JP, algumas dicas podem evitar o endividamento e até ajudam o consumidor na negociação com os credores. Em agosto, a taxa do rotativo do cartão teve leve redução de 2,4 pontos percentuais em relação a julho, mas continua alta, marcando 221,4% ao ano.

De acordo com o Procon-JP, o consumidor deve agir com cautela antes de efetuar qualquer compra evitando o consumismo exagerado. “Para evitar o endividamento é necessário prudência no controle dos gastos e priorizar o indispensável visando comprometer o mínimo possível do orçamento familiar, eliminando os supérfluos”, informou o órgão.

Um fator que contribui para o comprometimento da renda mensal e que deve ser evitado, segundo o Procon de João Pessoa, é fazer reescalonamento de dívidas. “Para o indivíduo já realizou uma negociação, mas como está no meio de uma bola de neve, reforma a dívida para diminuir as parcelas e aumentar o número das prestações é um erro, já que ele vai pagar muito mais que o valor real de seu débito devido ao alto valor dos juros embutidos na nova negociação”, alertou o órgão.

“Outro erro muito comum é o consumidor pagar apenas a fatura mínima do cartão de crédito justamente por conta dos altos juros e fazer com que o limite do cheque especial faça parte do orçamento familiar”, disse ainda o secretário.

A conta é simples, gastar menos do que ganha, mas muitas pessoas não têm conseguido realizar a operação. E quando o consumidor já não sabe mais o que fazer para quitar suas dívidas e já tentou de tudo mas não consegue limpar seu nome na praça, o Procon-JP pode ajudar nessa negociação. Uma equipe de técnicos e contadores podem agendar uma conversa para intermediar a negociação da dívida entre consumidor e credor, sejam bancos (público ou privado) e demais estabelecimentos comerciais.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios