Senado aprova emenda da censura prévia na calada da noite

Uma emenda aprovada pelo Congresso Nacional na madrugada desta quinta-feira (5) quer obrigar sites e redes sociais a excluírem conteúdos que difamem políticos ou partidos durante o período eleitoral sem a necessidade de uma ordem judicial.

O texto foi escrito pelo deputado Áureo (SDD-RJ), foi aprovada pelo Senado Federal e agora aguarda sanção do presidente Michel Temer. A emenda exige que os sites removam o conteúdo considerado difamatório ou calunioso em até 24 horas sob a pena de multa em caso de descumprimento, além da identificação do usuário:

A denúncia de discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido, coligação, candidato ou de habilitado conforme o artigo 5oC, feita pelo usuário de aplicativo ou rede social, por meio de canal disponibilizado para esse fim no próprio, provedor, implicará em suspensão, em no máximo vinte e quatro horas, da publicação denunciada até que o provedor certifique-se da identificação pessoal do usuário que a publicou, sem fornecimento de qualquer dado do denunciado ao denunciante, salvo por ordem judicial.

Segundo Áureo, a emenda “visa diminuir a guerra de conteúdos difamantes por usuários fictícios durante as eleições”. O texto também aponta que, assim que o usuário for identificado, a publicação pode voltar ao ar. Em entrevista à Folha, o deputado declarou que não quer promover a censura, mas sim “evitar uma guerrilha de fakes”:

A única coisa que a gente quer é que o Facebook tenha agilidade do que tem na lei. É um crime já [fazer comentários com perfis falsos]. Isso pode mudar o resultado de uma eleição. A diferença é que queremos agilidade porque se ficar provado que o autor não é verdadeiro, aí já passou o resultado da eleição.

A Emenda aprovada vai contra as determinações do Marco Civil da Internet, sancionado em 2014 pela ex-presidente Dilma Rousseff, que garante “inviolabilidade e sigilo do fluxo de suas comunicações pela internet, salvo por ordem judicial, na forma da lei”.

No momento, é incerta a forma com as quais as redes sociais vão responder à medida — uma possibilidade é que os serviços fiquem fora do ar por um período de tempo caso se neguem a remover os conteúdos, algo que já aconteceu algumas vezes no passado com o WhatsApp, por exemplo.

Mais informações sobre a emenda devem chegar nos próximos dias.

Créditos: Jovem Nerd

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios