Aprovado projeto que proíbe Cagepa e Energisa de negativarem inadimplentes

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Energisa poderão não colocar mais os nomes dos consumidores de João Pessoa, que estejam com contas atrasadas, no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. É o que determina o Projeto de Lei, de autoria de Raíssa Lacerda, aprovado na Câmara de Vereadores de João Pessoa nessa quarta-feira (18). A proposta agora segue para a sanção do prefeito da capital, Luciano Cartaxo (PSD).

De acordo com o projeto apresentado por Raíssa, o consumidor já é punido com o corte no fornecimento da água ou energia e, portanto, não deve receber uma segunda penalidade, que é ter seu nome incluído na lista de inadimplentes e ficar com o ‘nome sujo’. Para a parlamentar, além disso, a medida é constrangedora.

“O consumidor que tem o nome incluído no SPC e Serasa é vítima de prática constrangedora, além de ficar impedido de executar outras transações que poderiam gerar condições de executar outras transações que poderiam dar condições de quitar suas contas e ter esses serviços essenciais restabelecidos”, justifica Raíssa em seu projeto.

Também é utilizado como argumento para a aprovação da proposta, o fato de a Cagepa e Energisa já lucrarem com o próprio pagamento das taxas de urgências necessárias para que o consumidor volte a usar os serviços.

Notícias do Vale PB com correio
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios