Anvisa aprova novos tratamentos para esquizofrenia, depressão e doença rara

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa quarta-feira (18), novos tratamento para pessoas que sofrem com esquizofrenia, depressão bipolar e deficiência de lipase ácida lisossômica (LAL), doença rara que leva à cirrose.

O novo medicamento que trata esquizofrenia e depressão associadas ao transtorno bipolar é o Latuda (cloridrato de lurasidona), um antipsicótico que deve ser comercializado em comprimidos de 20mg, 40mg e 80mg, em embalagens de 7, 14, 30 ou 60 comprimidos.

Segundo a Anvisa, o novo produto traz algumas melhorias para o paciente como a baixa alteração do perfil metabólico, o que significa menor ganho de peso e alterações limitadas no perfil de gorduras e glicose do organismo.

Como o novo medicamento é um antipsicótico, ele foi enquadrada na categoria de medicamentos controlados e sua venda será feita somente com receita especial em duas vias.

Deficiência de lipase

Já para tratar a LAL, a Anvisa aprovou o uso do medicamento Kanuma com a indicação de tratamento de longo prazo desta deficiência que pode levar à fibrose hepática, cirrose, insuficiência hepática e morte prematura.

A deficiência é hereditária e muito rara. O problema é provocado por uma produção ineficiente de LAL que leva ao acúmulo de gordura em órgãos importantes do organismo.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios