71,5% dos alunos do 3º ano do fundamental na Paraíba não dominam a leitura

Mais de 71,5% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas na Paraíba têm desempenho considerado insuficiente em relação à leitura. Volume um pouco menor (71,3%) têm resultado semelhante em relação à matemática. Os dados são da Avaliação Nacional da Alfabetização, realizada pelo Ministério da Educação no novembro de 2016 e divulgados nesta quarta-feira (25). Eles também revelam que mais da metade destes alunos têm desempenho insuficiente em relação à escrita.

Segundo o MEC, a avaliação foi feita medindo “competências específicas e diferentes entre si”. Ao todo são 20 questões objetivas de leitura e outras 20 de matemática, com mais três questões para avaliar a escrita.
Para tentar reverter esse quadro, o Ministério da Educação apresentou nesta quarta-feira medidas da Política Nacional de Alfabetização. As regiões Norte e Nordeste foram as que obtiveram os piores resultados de leitura, com 70,21% e 69,15% dos estudantes apresentando nível de insuficiência, respectivamente. Esses percentuais caem para 51,22% no Centro-Oeste; 44,92% no Sul; e 43,69% no Sudeste.

Os estudantes que participaram da ANA foram enquadrados em quatro níveis com relação à proficiência em leitura: elementar (leitura de palavras com sílabas constituídas de uma consoante e uma vogal); básico (capazes de identificar a assunto e finalidade de textos de até cinco linhas); adequado (inferir o assunto em textos simples, localizar informação no meio ou final do texto, identificar o referente de um pronome pessoal e reconhecer significado de expressão de linguagem figurada); e desejável (reconhece participantes de um diálogo, e reconhece relação de tempo e identifica o referente de pronome possessivo). Os dois primeiros são níveis considerados insuficientes.

Notícias do Vale PB com Agência Brasil
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios