Mais de 180 mil paraibanos farão Enem neste domingo; saiba os detalhes da prova

Neste domingo (5), 6,7 milhões de inscritos irão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Paraíba, serão mais de 189 mil concorrentes. Neste primeiro dia, eles terão que resolver 90 questões nas áreas de linguagens, geografia, história e redação. A duração da prova será de até 5h30. No domingo seguinte (12) será a vez da segunda parte do exame, com mais 90 questões de matemática, química, física e biologia.

Os estudantes devem ficar atentos ao material que precisam levar no dia da prova e ao que não é permitido durante a aplicação do exame. No dia da prova, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto.

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro.

Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova. Quem precisar comprovar sua presença na prova, para apresentar no trabalho, por exemplo, deve levar a declaração de comparecimento impressa e colher a assinatura do coordenador no dia da prova. O formulário está disponível na Página do Participante.

Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.

Itens proibidos
Não é autorizado o uso de celular ou de qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

Atenção
Neste ano, pela primeira vez será usada a prova personalizada, com os cadernos de questões e o caderno de respostas identificados com nome e número de inscrição do participante. Ao receber a prova, o candidato deverá verificar se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens, se o nome está correto e se não há defeito gráfico.

O aluno poderá deixar o local duas horas depois do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas.

Segurança
Neste ano, serão usados 67 mil detectores de metal durante o Enem, um para cada 100 participantes. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse número garante a vistoria dos participantes na entrada e na saída de todos os banheiros das 13.632 coordenações de local de aplicação. Neste ano também serão usados detectores de ponto eletrônico.

Itens Proibidos no dia da prova:
Lápis
Chaves
Livros
Manuais
Borracha
Anotações
Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares
Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens
Impressos
Lapiseira
Óculos escuros
Caneta de material não transparente
Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes)

Semob reforça linhas de ônibus

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai reforçar a frota e o número de viagens de 37 linhas de ônibus urbanos, neste domingo (5). Os ofícios determinando o reforço já foram enviados pela Semob-JP às empresas concessionárias que deverão cumprir o previsto no documento. O mesmo plano também vai ser executado no próximo domingo (12).

A partir das 8h da manhã, as 37 linhas urbanas vão operar com um aumento de 47 veículos em circulação, comparado ao quantitativo que circula nos domingos. A partir das 9h e, até as 10h, cada linha fará uma viagem extra, totalizando 160 viagens a mais em uma hora, o que vai proporcionar mais facilidade de deslocamento aos locais de prova dos que vão se submeter ao exame.

Linhas reforçadas
201-Ceasa / 301-Mangabeira / 302-Cidade Verde / 303-Mangabeira / 510-Tambaú / 511-Tambaú / 601-Bessa / 2303-Mangabeira / 2509-Cidade Verde / 2514-Mangabeira VII / 3203-Mangabeira / 3510-Bancários / 5209-Mangabeira VII / 5310-Bancários / 101-Grotão / 603-Bessa / 2515-Mangabeira / 3507-Mangabeira / 5307-Cidade Verde / 517-Castelo Branco / 304-Castelo Branco / 104-Bairro das Indústrias / 118-Valentina / 502-Geisel / 701-Alto do Mateus / 1519-Valentina / 5120-Valentina / 116-Colinas do Sul / 1510-Circular / 2501-Colinas / 5110-Circular / 5201-Colinas / 003-Jaguaribe / 401-Altiplano / 507-Cabo Branco / 504-Mandacaru / 506-Bairro dos Estados.

PM terá 1,5 mil policiais atuando na Paraíba

A Polícia Militar vai utilizar 1.500 policiais e 320 viaturas no esquema de segurança montado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2017, que acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro. A corporação vai atuar em três momentos fundamentais para o Enem: escolta dos cadernos e folhas de respostas; policiamento nos 413 locais de provas; escolta na volta dos gabaritos dos candidatos.

Notícias do Vale PB com correio
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios