Desembargador suspende tramitação da LOA do Estado

O desembargador Frederico Coutinho deferiu parcialmente Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e suspendeu, nesta segunda-feira (06), a tramitação do projeto de Lei Orçamentária Anual que estabelece o orçamento do Governo do Estado e demais poderes para o próximo ano.

A partir do despacho, o Tribunal de Justiça da Paraíba poderá reencaminhar em até 10 dias sua nova proposta orçamentária “contemplando os valores que lhe são cabíveis sem os limites afastados, corrigidos através o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) definido pelo IBGE”.

Na Ação, a AMPB questiona a constitucionalidade do art. 35, da Lei Estadual nº 10.948/2017.  Para a entidade, o artigo viola a autonomia administrativa financeira de cada Poder, na medida em que impôs “verdadeiro congelamento ao orçamento do Poder Judiciário”, ao estabelecer como limite, o montante da despesa no ano de 2017, a qual teria correspondido à despesa de 2016.

No processo a AMPB destaca que não houve sequer correção monetária, ignorando a existência de inflação real, das metas e dos objetivos inseridos no Plano Plurianual e das necessidades correntes que a estrutura judiciária demanda dia a dia, promovendo “indesejado achatamento do Poder Judiciário”.

Nos autos, o Governo do Estado sustentou que a Associação não teria legitimidade para mover a ação, tese que foi descartada pelo desembargador.

O projeto de Lei Orçamentária tramita na Assembleia Legislativa e seu relatório final seria apreciado ainda nesta semana.

Notícias do Vale PB com maispb
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios