Itália fica fora da Copa do Mundo após 60 anos

Quatro vezes campeã mundial, a Itália está fora da Copa do Mundo depois de 60 anos. Nesta segunda-feira (13), em Milão, a Azzurra não passou de um empate sem gols com a Suécia e perdeu a última chance de carimbar o passaporte para a Rússia. A vitória em Estocolmo, por 1 a 0, na semana passada, garantiu os suecos no Mundial em 2018.

Dominante nos anos 1930, quando venceu duas edições do Mundial (1934 e 1938), a seleção italiana só ficou fora da Copa duas vezes: em 1930, no Uruguai, por desistência, e 1958, curiosamente na Suécia, algoz desta segunda-feira. Em 2018, a Azzurra será a única campeã ausente na Rússia – Brasil, Alemanha, Argentina, Espanha, França, Inglaterra e Uruguai estão classificados.

Para o confronto desta tarde, o técnico Gian Piero Ventura preparou quatro novidades com relação ao jogo de ida, na Suécia. O brasileiro naturalizado italiano Jorginho, Florenzi e Gabbiadini começaram entre os titulares. Com isso a Itália deixou o esquema 4-4-2 de lado e voltou ao 3-5-2, que vinha fazendo sucesso nos últimos anos. Porém, mesmo com mais de 70 mil torcedores empurrando a Itália no estádio San Siro, os tetracampeões mundiais não conseguiram furar o bloqueio sueco e vazar Olsen. Até o goleiro, ídolo e capitão Gianluigi Buffon foi para a área adversária no fim da partida, mas em vão. A Suécia volta à Copa depois de duas edições assistindo ao Mundial pela televisão.

“Não sinto muito por mim, mas por todos”, lamentou o emocionado Buffon, que poderia ser o único atleta a disputar seis edições de Copa do Mundo. “Falhamos em algo que, mesmo no nível social, poderia significar muito. É difícil terminar assim. Mas temos orgulho e força e nos levantaremos como sempre fizemos. Deixo um abraço para todos, especialmente para os que compartilharam esse tempo comigo”, completou o capitão ao anunciar sua melancólica aposentadoria da Azzurra.

O Mundial de 2018 conta agora com 29 seleções classificadas. Além da Suécia, estão confirmados Egito, Nigéria, Senegal, Marrocos, Tunísia, Rússia (país-sede), Brasil, Bélgica, Inglaterra, França, Alemanha, Islândia, Polônia, Portugal, Sérvia, Espanha, Argentina, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Panamá, México, Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Croácia e Suíça, estas duas últimas também garantidas na repescagem europeia.

Da redação com R7
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios