Barra de Mamanguape recebe milhares de devotos durante procissão dos Navegantes
Evento contou com apoio da Prefeitura de Rio Tinto.
A comunidade de Barra de Mamanguape – em Rio Tinto – recebeu visita de milhares de devotos e turistas durante procissão dos Navegantes, no último domingo (16). A região ficou lotada para acompanhar a tradição religiosa que ocorre há mais de 100 anos.
A imagem da Santa Nossa Senhora dos Navegantes sai todos os anos da Praia de Coqueirinho em Marcação, para o encontro da imagem de Santa Ana, na Barra de Mamanguape.
Acompanhada pela Banda de música municipal Antônio Cruz, depois de percorrer cerca de 4km, a imagem chegou as margens do rio Mamanguape por volta do meio-dia, sendo saudada e recebida por fogos pelo público.
Dezenas de embarcações acompanharam a procissão. Emocionados, pescadores e devotos aproveitavam para agradecer as graças alcançadas e fazer novos promessas.
Segundo informações da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Assuntos Indígenas de Rio Tinto, durante a programação do último domingo, e no sábado (15), com as atrações artísticas, cerca de 10 mil pessoas visitaram a região.
O secretário de Turismo, Assuntos Indígenas e Meio Ambiente – Luan Potiguara, agradeceu o apoio da comunidade local na realização do evento religioso. “Agradecemos a toda a comunidade nas pessoas de Nina, seu Carlos e Eufrasio, pela parceria na realização da festa religiosa de Nossa Senhora dos Navegantes”, lembrou.
“A Prefeitura ofereceu toda a estrutura como banheiros químicos, som, palco e duas atrações musicais para o sábado dia (15). No dia 16 a Guarda municipal auxiliou no controle do trânsito e o trator se fez presente para desatolar os Ônibus (terreno arenoso e é comum acontecer esse tipo de problema)”, explicou Luan.
Ele explicou ainda que essa foi a primeira vez que a equipe do Corpo de Bombeiros se fez presente com dois guardas vidas no estuário do rio Mamanguape para a segurança dos banhistas.
“A Policia Militar cuidou da segurança do evento. Queremos agradecer também a Fundação Mamíferos Aquáticos e ICMBio pela parceria na retirada do lixo”, pontuou.