SAPÉ: RC decreta tombamento da casa onde viveu João Pedro Teixeira

A propriedade e a casa onde viveu João Pedro Teixeira com a sua família ficam localizadas no Sítio Antas do Sono, zona rural de Sapé.

A casa onde viveu o líder camponês João Pedro Teixeira, no município de Sapé, foi tombada pelo governador Ricardo Coutinho, de acordo com decreto publicado na edição desta quinta-feira (20) do Diário Oficial do estado. O Conselho Deliberativo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (CONPEC/IPHAEP) havia reconhecido os significativos valores históricos e culturais da preservação da casa e da propriedade rural onde viveu o líder camponês.

A propriedade e a casa onde viveu João Pedro Teixeira com a sua família ficam localizadas no Sítio Antas do Sono, zona rural de Sapé.

O governador ainda considerou na edição do decreto que o imóvel possui um estimado significado cultural, já que um dos maiores líderes da revolução camponesa no Estado.

Ficou determinado ainda que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) tome as providências necessárias para o tombamento do bem.

Com 4,83 hectares, a faixa de terra rural inclui a casa sede e, após a dissolução da família Teixeira, foi vendida a Severino Pereira Bastos. Já havia sido desapropriada em 4 de julho de 2011, pelo Decreto nº 32.257, assinado pelo governador Ricardo Coutinho.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios