Aposentados que não fizeram a comprovação de vida podem perder o benefício a partir deste mês

Mais de 130 mil não realizaram o procedimento e podem ficar sem receber antes mesmo de 2019

Para receber o benefício, quem é aposentado precisa todos os anos comprovar que está vivo. O procedimento é obrigatório desde 2012 e necessário para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, a finalidade é evitar que fraudes e pagamentos indevidos sejam feitos,  além de proporcionar mais segurança ao cidadão e ao Estado.

Mais de 130 mil aposentados ou pensionistas do INSS não realizaram o procedimento nos últimos 12 meses, por isso, correm o risco de ter a aposentadoria cancelada antes mesmo do início de 2019.

Quem precisar regularizar a situação, deve comparecer diretamente no banco em que recebem o benefício com documento de identificação com foto. Caso o benefício seja interrompido devido a falta da comprovação, o aposentado ou pensionista terá a aposentadoria cassada definitivamente após seis meses.

Aqueles beneficiados que já cadastraram a biometria na instituição bancária em que recebem o dinheiro, poderão utilizar da tecnologia para realizar a prova de vida diretamente nos terminais de autoatendimento. Já quem não puder comparecer às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem fazer a comprovação de vida através um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios