Aposentados que não fizeram a comprovação de vida podem perder o benefício a partir deste mês
Mais de 130 mil não realizaram o procedimento e podem ficar sem receber antes mesmo de 2019
Para receber o benefício, quem é aposentado precisa todos os anos comprovar que está vivo. O procedimento é obrigatório desde 2012 e necessário para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, a finalidade é evitar que fraudes e pagamentos indevidos sejam feitos, além de proporcionar mais segurança ao cidadão e ao Estado.
Mais de 130 mil aposentados ou pensionistas do INSS não realizaram o procedimento nos últimos 12 meses, por isso, correm o risco de ter a aposentadoria cancelada antes mesmo do início de 2019.
Quem precisar regularizar a situação, deve comparecer diretamente no banco em que recebem o benefício com documento de identificação com foto. Caso o benefício seja interrompido devido a falta da comprovação, o aposentado ou pensionista terá a aposentadoria cassada definitivamente após seis meses.
Aqueles beneficiados que já cadastraram a biometria na instituição bancária em que recebem o dinheiro, poderão utilizar da tecnologia para realizar a prova de vida diretamente nos terminais de autoatendimento. Já quem não puder comparecer às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem fazer a comprovação de vida através um procurador devidamente cadastrado no INSS.