Bolsonaro assina decreto que facilita posse de armas: “Direito à defesa”

Durante o discurso, Bolsonaro afirmou que medida é em resposta à solicitação feita por eleitores em diversos estados do país.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou nesta terça-feira (15) o decreto que facilita a posse de armas, uma de suas promessas de campanha. O teor do decreto ainda não foi divulgado, mas deve ser publicado no Diário Oficial da União.

Durante o discurso, Bolsonaro afirmou que medida é em resposta à solicitação feita por eleitores em diversos estados do país.  “Como o povo soberanamente decidiu por ocasião do referendo de 2005, para lhes garantir esse legítimo direito a defesa… Eu, como presidente, vou usar esta arma”, disse Bolsonaro, mostrando sua caneta ao assinar o decreto que facilita posse de armas.

Segundo o presidente, a legislação atual vai permitir comprar até quatro armas, podendo ser mais a depender do número de propriedades. Ele reconheceu o risco de ter uma arma de fogo em casa, mas afirmou que o cidadão que desejar ter a posse deverá assinar uma declaração onde afirma ter um cofre ou um local seguro para armazenar o revólver.

A medida já havia sido anteriormente divulgada pelo presidente nas redes sociais. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento permite a compra e, em condições mais restritas, o porte de armas de fogo no Brasil. As autorizações são concedidas pela Polícia Federal.

Bolsonaro prevê aumento das solicitações e sugeriu ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, que a Polícia Federal fizesse convênios com a Polícia Militar e Civil para ‘absorver a demanda’.

Agência Brasil.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios