Um grupo de índios potiguara iniciou um protesto no final da manhã desta quinta-feira (31) interditando a BR-101, em um trecho logo depois do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no sentido da rodovia que segue para o Rio Grande do Norte. O local da manifestação fica próximo à entrada do município de Mamanguape, no Litoral Norte.
De acordo com o cacique Sandro, a principal reivindicação dos indígenas é que a Fundação Nacional do Índio (Funai) continue no Ministério da Justiça. O governo do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, cogita transferir a Funai para o Ministério da Agricultura.
Para os índios, a pasta da Justiça, comandada atualmente pelo ex-juiz federal Sérgio Moro, é a única que teria preparo para cuidar dos conflitos fundiários. Eles ainda alegam que o ministério poderia resolver outros tipos de conflitos, além dos territoriais.Os indígenas também se posicionam contra a transferência da saúde indígena do Governo Federal para as prefeituras municipais.
Ao Portal, o cacique Sandro informou que, por volta das 10h, um grupo de mais de 100 índios já se encontrava no local, mas a expectativa é que entre 300 e 400 deles participassem do ato, que não tem hora para ser encerrado.
De acordo com a PRF, o protesto acontece no Km 24 da BR-101, e por volta das 11h havia cerca de 1 km de congestionamento em decorrência do ato.
Notícias do Vale PB com T5
Relacionado