Mamanguape: Índios fecham BR-101 contra saída da Funai do Ministério da Justiça

De acordo com o cacique Sandro, a principal reivindicação dos indígenas é que a Funai continue no Ministério da Justiça.

Um grupo de índios potiguara iniciou um protesto no final da manhã desta quinta-feira (31) interditando a BR-101, em um trecho logo depois do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no sentido da rodovia que segue para o Rio Grande do Norte. O local da manifestação fica próximo à entrada do município de Mamanguape, no Litoral Norte.
De acordo com o cacique Sandro, a principal reivindicação dos indígenas é que a Fundação Nacional do Índio (Funai) continue no Ministério da Justiça. O governo do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, cogita transferir a Funai para o Ministério da Agricultura.

Para os índios, a pasta da Justiça, comandada atualmente pelo ex-juiz federal Sérgio Moro, é a única que teria preparo para cuidar dos conflitos fundiários. Eles ainda alegam que o ministério poderia resolver outros tipos de conflitos, além dos territoriais.Os indígenas também se posicionam contra a transferência da saúde indígena do Governo Federal para as prefeituras municipais.

Ao Portal, o cacique Sandro informou que, por volta das 10h, um grupo de mais de 100 índios já se encontrava no local, mas a expectativa é que entre 300 e 400 deles participassem do ato, que não tem hora para ser encerrado.

De acordo com a PRF, o protesto acontece no Km 24 da BR-101, e por volta das 11h havia cerca de 1 km de congestionamento em decorrência do ato.

Notícias do Vale PB com T5

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios