CPI de Brumadinho não tem assinatura de nenhum senador da Paraíba

A CPI precisava de 27 assinaturas, mas a lista conquistou 30 senadores. No entanto, nenhum senador paraibano endossou o documento.

Os senadores Carlos Viana (PSD-MG) e Otto Alencar (PSD-BA) protocolaram ontem, segunda-feira (04) a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito- CPI de Brumadinho para apurar causas, culpados e punições para os envolvidos na tragédia que abalou o Brasil no último dia 25 de janeiro quando a barragem do Córrego do Feijão se rompeu e uma avalanche de 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério atingiu a região.

A CPI precisava de 27 assinaturas, mas a lista conquistou 30 senadores. No entanto, nenhum senador paraibano endossou o documento.

Procurado pelo Portal T5, o senador Veneziano Vital do Rego (PSB) observou que não teve acesso ao documento ontem, antes de ser protocolado, mas que nesta terça-feira (05) deve assinar o documento. Ele tem inclusive um projeto apresentado na Câmara Federal sobre o assunto, antes mesmo da tragédia de Brumadinho e deve reapresentar no Senado com mais dois itens.

A ideia de Veneziano foi a de tornar mais rígidas as condições de concessão de autorização de funcionamento e de fiscalização das atividades de lavra mineral, para “garantir que, de fato, essas atividades se realizem em condições de segurança e de preservação ambiental, e não apenas de mera geração de valores econômicos.”

A senadora Daniella Ribeiro (PP) estava em reunião e não comentou sobre a ausência do seu nome na lista.

O senador José Maranhão (MDB) não se pronunciou.

Eis os 30 senadores que assinaram o requerimento de criação da comissão:

1- Carlos Viana (PSD-MG)

2 – Mailza Gomes (PP-AC)

3 – Roberto Rocha (PSDB-MA)

4 – Eliziane Gama (PPS-MA)

5 – Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

6 – Marcos Rogério (DEM-RO)

7 – Chico Rodrigues (DEM-RR)

8 – Tasso Jereissati (PSDB-CE)

9 – Plínio Valério (PSDB-AM)

10 – Jorge Kajuru (PSB-GO)

11 – Reguffe (sem partido-DF)

12 – Davi Alcolumbre (DEM-AP)

13 – Weverton Rocha (PDT-MA)

14 – Simone Tebet (MDB-MS)

15 – Randolfe Rodrigues (REDE-AP)

16 – Jayme Campos (DEM-MT)

17 – Antonio Anastasia (PSDB-MG)

18 – Sergio Petecão(PSD-AC)

19 – Angelo Coronel (PSD-BA)

20 – Arolde de Oliveira (PSD-RJ)

21 – Lucas Barreto (PSD-AP)

22 – Irajá Abreu (PSD-TO)

23 – Nelsinho Trad (PSD-MS)

24 – Lasier Martins (PSD-RS)

25 – Omar Aziz (PSD-AM)

26 – Elmano Férrer (PODE-PI)

27 – Oriovisto Guimarães (PODE-PR)

28 – Eduardo Girão (PODE-CE)

29 – Selma Arruda (PSL-MT)

30 – Dário Berger (MDB-SC)

“Queremos investigar as barragens e propor mudanças na legislação em todo o país. Precisamos esclarecer os procedimentos e evitar riscos à outras cidades. Fui procurado por representantes de Paracatu, Itabirito e Congonhas, municípios que também estão temerários com as grandes barragens. Nós, mineiros, queremos respostas e decisões para nunca mais assistirmos novos desastres como o de Mariana e o de Brumadinho”, afirmou Carlos Viana.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios