CPI de Brumadinho não tem assinatura de nenhum senador da Paraíba
A CPI precisava de 27 assinaturas, mas a lista conquistou 30 senadores. No entanto, nenhum senador paraibano endossou o documento.
Os senadores Carlos Viana (PSD-MG) e Otto Alencar (PSD-BA) protocolaram ontem, segunda-feira (04) a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito- CPI de Brumadinho para apurar causas, culpados e punições para os envolvidos na tragédia que abalou o Brasil no último dia 25 de janeiro quando a barragem do Córrego do Feijão se rompeu e uma avalanche de 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério atingiu a região.
A CPI precisava de 27 assinaturas, mas a lista conquistou 30 senadores. No entanto, nenhum senador paraibano endossou o documento.
Procurado pelo Portal T5, o senador Veneziano Vital do Rego (PSB) observou que não teve acesso ao documento ontem, antes de ser protocolado, mas que nesta terça-feira (05) deve assinar o documento. Ele tem inclusive um projeto apresentado na Câmara Federal sobre o assunto, antes mesmo da tragédia de Brumadinho e deve reapresentar no Senado com mais dois itens.
A ideia de Veneziano foi a de tornar mais rígidas as condições de concessão de autorização de funcionamento e de fiscalização das atividades de lavra mineral, para “garantir que, de fato, essas atividades se realizem em condições de segurança e de preservação ambiental, e não apenas de mera geração de valores econômicos.”
A senadora Daniella Ribeiro (PP) estava em reunião e não comentou sobre a ausência do seu nome na lista.
O senador José Maranhão (MDB) não se pronunciou.
Eis os 30 senadores que assinaram o requerimento de criação da comissão:
1- Carlos Viana (PSD-MG)
2 – Mailza Gomes (PP-AC)
3 – Roberto Rocha (PSDB-MA)
4 – Eliziane Gama (PPS-MA)
5 – Rodrigo Pacheco (DEM-MG)
6 – Marcos Rogério (DEM-RO)
7 – Chico Rodrigues (DEM-RR)
8 – Tasso Jereissati (PSDB-CE)
9 – Plínio Valério (PSDB-AM)
10 – Jorge Kajuru (PSB-GO)
11 – Reguffe (sem partido-DF)
12 – Davi Alcolumbre (DEM-AP)
13 – Weverton Rocha (PDT-MA)
14 – Simone Tebet (MDB-MS)
15 – Randolfe Rodrigues (REDE-AP)
16 – Jayme Campos (DEM-MT)
17 – Antonio Anastasia (PSDB-MG)
18 – Sergio Petecão(PSD-AC)
19 – Angelo Coronel (PSD-BA)
20 – Arolde de Oliveira (PSD-RJ)
21 – Lucas Barreto (PSD-AP)
22 – Irajá Abreu (PSD-TO)
23 – Nelsinho Trad (PSD-MS)
24 – Lasier Martins (PSD-RS)
25 – Omar Aziz (PSD-AM)
26 – Elmano Férrer (PODE-PI)
27 – Oriovisto Guimarães (PODE-PR)
28 – Eduardo Girão (PODE-CE)
29 – Selma Arruda (PSL-MT)
30 – Dário Berger (MDB-SC)
“Queremos investigar as barragens e propor mudanças na legislação em todo o país. Precisamos esclarecer os procedimentos e evitar riscos à outras cidades. Fui procurado por representantes de Paracatu, Itabirito e Congonhas, municípios que também estão temerários com as grandes barragens. Nós, mineiros, queremos respostas e decisões para nunca mais assistirmos novos desastres como o de Mariana e o de Brumadinho”, afirmou Carlos Viana.