Debatendo o fim dos lixões: Prefeitos de Rio Tinto e Lagoa de Dentro discutem instalação para usina de reciclagem durante reunião na Sudema

Participaram do encontro o superintendente da Sudema, Fabio Andrade, e os representantes da empresa que propõe a construção da usina de reciclagem, a ‘Colet Ambiental’.

Os prefeitos Fabiano Pedro de Lagoa de Dentro e Fernando Naia de Rio Tinto, discutiram nesta sexta-feira (15), durante reunião na Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a implantação ‘pioneira’ de usina de reciclagem de resíduos sólidos, com o objetivo de erradicar de uma vez por todas os lixões.

Participaram do encontro o superintendente da Sudema, Fabio Andrade, e os representantes da empresa que propõe a construção da usina de reciclagem, a ‘Colet Ambiental’.

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE) – Fabiano Pedro, entre as pautas tratadas, estava à garantia do cumprimento das normas legais e os procedimentos para os prazos necessários em relação às licenças ambientais.

Para Fabiano, entre outras dificuldades que os municípios estão enfrentando, há a preocupação para que a Sudema contribua na celeridade as licenças ambientais.

O prefeito Fernando Naia – vice-presidente da (Amlinorte) – destacou a importância da construção da usina de reciclagem, quando os 12 municípios do Litoral Norte, terão o local ideal e correto para destinarem seus respectivos resíduos.

A efetivação da coleta seletiva passa por três situações: ter uma estrutura mínima (uma área de 1 a 2 hectares para a construção da unidade de tratamento de resíduos, composta por um galpão para a separação e organização dos recicláveis e pátio para compostagem), educar a população para separar o lixo e a participação ativa dos catadores, organizados em associações ou cooperativas.

Além do acordo de não-persecução penal, 67 municípios das regiões do Litoral e de Guarabira assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta, com as promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente locais, comprometendo-se a adotar as medidas necessárias para recuperar as áreas que foram degradadas pelo lixão.

O projeto de erradicação de lixões do MPPB será apresentado aos municípios paraibanos de forma regionalizada.

Notícias do Vale PB com Felipe França

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios