Prefeita de Marcação Lili fala sobre avanços na 7ª Conferência Municipal da Saúde

A Conferência aconteceu no salão da Escola Emília Gomes.

A prefeita Lili Oliveira destacou durante seu discurso na 7ª Conferência Municipal de Saúde de Marcação, na últimas quarta-feira (27), avanços no setor, resultados de encaminhamentos e debates na última Conferência realizada no ano passado.

Este ano o encontro teve como tema: “Democracia e Saúde. Saúde como direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, reunindo população, gestores do município, autoridades e lideranças indígenas. A Conferência aconteceu no salão da Escola Emília Gomes.

“É neste dia onde as pessoas tem a oportunidade de sentarem em grupos, e pontuarem estratégias a serem trabalhadas ao longo dos anos. Elas pontuaram o que são de interesse do município dentro da saúde”, destacou a prefeita.

Lili ressaltou que entre as demandas apresentadas no ano passado, há o registro da necessidade de um laboratório de próteses. Segundo a gestora, a população apontou a demanda e a gestão se articulou, instalando um novo laboratório, já à disposição da população.

7ª Conferência reuniu população e autoridades.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde – Jaílton Soares – elogiou o espaço aberto às comunidades junto ao Governo Municipal. Foram debatidos três eixos: financiamento, direito ao acesso e políticas públicas de aprimoramento do SUS.

Jailton lembrou ainda que as demandas que dependiam do município, em relação à conferência anterior, foram atendidas. No entanto, houve dificuldades no aprimoramento das políticas públicas de saúde, em que dependiam do Governo Federal.

O diretor do Hospital Geral de Mamanguape, Reginaldo Lotta, acompanhou o andamento dos trabalhos e, enfatizou que este é um espaço de democracia, onde os gestores conseguem ouvir da população quais são as dificuldades encontradas, para que assim, seja discutidas novas propostas de melhorias.

“Quero parabenizar a prefeita Lili e a secretária Edfrania, por estarem fazendo uma gestão participativa. E dizer que estamos sempre a disposição”, finalizou Lotta.

A secretária de Saúde, Edfrânia Santos, reforçou que, a finalidade principal da Conferência é está cada vez mais, junto da população. “Saber, escutar e executar o que os usuários necessitam para que o serviço venha fluir dentro do município”, considerou.

“O município de Marcação, preocupado em ajustar, em ofertar um serviço de qualidade, proporciona na manhã de hoje, esta conferência onde foram feitas várias pactuações, questionamentos e ajustes para que a gente possa levar ao conselho municipal, para o Estadual, e para a esfera maior que é o Federal, com o intuito de conseguir benefícios para o município de Marcação.

Na ocasião, os participantes elencaram as principais demandas de saúde da população e elegeram os delegados que devem representar o município na conferência estadual, que será realizada entre os dias 4, 5 e 6 de junho em João Pessoa.

Informações: PBVale

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios