FAKE NEWS: WhatsApp lança na Índia ferramenta que checa notícias antes das eleições

Vale ressaltar, que a disseminação de informações falsas e enganosas na Índia levou a, pelo menos uma dúzia de mortes.

Se tem um lugar no mundo onde as fake news causaram problemas seríssimos, esse lugar é a Índia. Por isso, o WhatsApp sempre se mostrou preocupado em como poderia melhorar acabar com esse problema, principalmente antes das eleições no país. E para isso, a plataforma lança agora uma nova ferramenta de checagem de notícias.

De acordo com a Reuters, os usuários agora podem encaminhar mensagens para a Checkpoint Tipline, onde uma equipe liderada pela startup local Proto avaliará e as marcará como “verdadeira”, “falsa”, “enganosa” ou “contestada”. Essas mensagens também serão usadas para criar um banco de dados que deve ajudar a estudar e entender a disseminação de desinformação.

O Checkpoint Tipline funciona em 5 idiomas – Inglês, Hindi, Telugu, Bengali e Malayalam. Separadamente, o WhatsApp também testou recentemente a possibilidade dos usuários verificarem a autenticidade de imagens recebidas.

O serviço já está no ar, mas ainda com alguns problemas iniciais, principalmente em relação ao tempo que das verificações, que estão demorando quase 2 horas para acontecer.

O Checkpoint Tipline é apenas uma das várias mudanças que o WhatsApp fez em sua plataforma para combater a disseminação de fakew news. Entre as iniciativas estão a limitação do número de mensagens compartilhadas, comerciais de TV ensinando a não compartilhar informações sem checa-las antes, e a criação de um setor exclusivo para receber denúncias de fake news.

Vale ressaltar, que a disseminação de informações falsas e enganosas na Índia levou a, pelo menos uma dúzia de mortes.

As eleições no país devem começar em 11 de abril e os resultados finais são esperados para o dia 23 de maio.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios