Representantes de Tribos Indígenas da região do Vale do Mamanguape vão à Brasília reivindicar direitos
O anúncio foi feito neste sábado (20), em comemoração ao Dia do Índio (19.04), durante evento realizado na Aldeia São Francisco, na Baía da Traição.
Uma delegação de tribos indígenas da Paraíba, incluindo principalmente os Potiguaras, seguirá até Brasília no início desta semana para reivindicação de direitos junto ao Governo Federal no Planalto Central. O anúncio foi feito neste sábado (20), em comemoração ao Dia do Índio (19.04), durante evento realizado na Aldeia São Francisco, na Baía da Traição, quando o Governo do Estado, representado por diversas Secretarias, entre estas, da Mulher e da Diversidade, Cultura, Saúde, e autoridades, destinou algumas ações em favor das comunidades do Vale do Mamanguape.
Durante todo o dia foi possível participar de atividades como passeio na aldeia, caminhada no mato junto às tribos, rituais e oferendas, gastronomia e a dança Toré.
O Governo João Azevedo, segundo o Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Professor Damião Ramos Cavalcanti, tem orientado para dar prioridade às comunidades indígenas, quilombolas, ciganas, entre outras, consideradas distantes. “É uma maneira de aproximar e valorizar a cultura, a arte, e estas sociedades que resistem e são a origem do Brasil. A Paraíba tem feito grande esforço no sentido de atender a estas comunidades que detém valor expressivo para o povo brasileiro”.
O Deputado Ricardo Barbosa, líder do Governo João Azevedo na Assembleia Legislativa, usou da palavra e disse da importância das comunidades indígenas da Paraíba, que tem recebido atenção especial desde o governo Ricardo Coutinho, quando foram construídas pontes e vias de acesso àquelas aldeias, tornando a qualidade de vida melhor, e falou também da preocupação do Governador João Azevedo com relação à preservação dos Índios.
Outra que falou para os povos indígenas foi a Deputada Estadual Estela Azevedo, que confirmou a ida a Brasília junto com as tribos reforçando assim a comitiva que integrará o encontro.
O Governo do Estado anunciou uma série de ações nas áreas de economia rural sustentável, com entrega de 50 mil alevinos de quatro tipos de peixes para estimular a produção de alimentos nas aldeias, dentro do projeto Piscicultura; também a saúde e educação e obras de pavimentação no valor de R$ 1, 2 milhão. Na área de segurança, será anunciada a ampliação da ronda da patrulha indígena nas escolas estaduais, implantada no ano passado nos municípios da Baía da Traição e Rio Tinto, beneficiando 17 aldeias indígenas Potiguaras.
O Governo também promoverá o X Jogos Indígenas da Paraíba, de 24 a 28 de abril, nas aldeias Jacaré de Cesar e Aldeia Brejinho, no município de Marcação. Na saúde, será oferecida qualificação profissional para atendimento humanizado da população indígena no Hospital Regional de Mamanguape, assim como será anunciada a execução de ação com parteiras potiguaras, a partir dos saberes sobre partejo remanescente, visando o enfrentamento da mortalidade materna.
Na área de Educação, o Governo fará ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas para duas escolas estaduais que atendem a população indígena.
A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, que representou o Governador João Azevedo, disse que é importante ressaltar o protagonismo dos caciques das aldeias, coordenados pelo cacique geral Sandro, e a forte presença das índias guerreiras potiguaras, no processo de reafirmação da identidade dos povos Potiguaras e a luta contínua pelos seus direitos. “Esta ação faz parte da demanda dos indígenas e articulação entre as secretarias e instituições do governo em diversas áreas”, explica Gilberta Soares.