Hipertensão atinge mais de 480 mil e já matou 244 pessoas na PB

A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, atinge 25% da população brasileira.

Ela é uma doença silenciosa que, se não for diagnosticada e tratada, provoca infarto, AVC e problemas renais. A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, atinge 25% da população brasileira. Na Paraíba, aproximadamente, 481 mil e 397 pessoas acima de 18 anos são hipertensas. Com relação aos óbitos, já neste ano, foram 244 mortes, do início do ano até o fim de março. Em 2018, foram 1.167 óbitos.

Nesta sexta-feira (26) é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Sociedade Paraibana de Cardiologia, a Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca da PB, a Acadêmica de Cardiologia da PB e Shopping Tambiá realizarão uma ação, das 11h às 15 h, no térreo do Shopping Tambiá, no centro da capital. Serão oferecidos os serviços: aferição da pressão arterial, orientações sobre hipertensão arterial, fatores de risco e distribuição de material educativo/informativo.

“O objetivo da ação será sensibilizar a população para a importância da prevenção, detecção precoce e controle da hipertensão, orientando quanto aos fatores de risco, o uso da medicação adequada, a necessidade de praticar atividade física, regularmente, e adotar uma alimentação e hábitos saudáveis”, disse a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da SES, Gerlane Carvalho.

“Como a hipertensão é, na maioria das vezes, uma doença silenciosa, estas campanhas têm a função de divulgar a necessidade de verificação da pressão arterial e também a conscientização da população no sentido de ter hábitos saudáveis”, explicou o cardiologista da Sociedade Paraibana de Cardiologia, Glauco Gusmão.

Hipertensão – A hipertensão arterial sistêmica é um problema de saúde em que há uma elevação mantida contínua da pressão arterial acima de 140 x 90 mmHg, sendo praticamente em sintomas, porém levando danos ao coração, cérebro, rins, olhos e vasos. Estudos mostram que 50% das pessoas não sabem se são hipertensos, 30% fazem tratamento e apenas 10% dos hipertensos têm sua pressão sob controle.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios