REAÇÃO: Estudantes convocam protesto contra cortes nas universidades

O protesto ‘contra o congelamento de verbas das UF’s da Paraíba’ acontece no Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa.

A comunidade acadêmica promove no próximo dia (15) uma mobilização para reivindicar o cancelamento do corte de 30% nas verbas das instituições de ensino federal de todo o país. O protesto ‘contra o congelamento de verbas das UF’s da Paraíba’ acontece no Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa.

A decisão do ministro da Educação Abraham Weintraub, envolveria inicialmente três universidades: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mas, após duras críticas, o Ministério da Educação estendeu a decisão para todas as instituições de ensino federal do Brasil. Incluindo a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que sofrerá com um bloqueio superior a R$ 50 milhões e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Nesta terça-feira (7), Weintraub, afirmou que não houve corte mas, um controle de gastos. “Não há corte. Há um contingenciamento. Se a economia tiver um crescimento com a aprovação da nova Previdência, e eu acredito nisso, isso vai retomar a economia. Retomando a dinâmica, aumenta a arrecadação e descontingencia”, disse

Ao Portal, a reitora da UFPB Margareth Diniz, afirmou que o corte pode inviabilizar o funcionamento da instituição “Nós não vamos ter como fechar as nossas contas. Espero que possa ser revertido. A Com esse corte de 30% vai inviabilizar o funcionamento da universidade até o fim do ano”. Em nota, divulgada nesta terça-feira (7) a UFPB afirmou que a instituição já funciona com orçamento inferior. Além disso, a comunidade acadêmica foi convocada a ‘enfrentar e resistir’ aos ‘ataques’.

Notícias do Vale PB com maispb

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios