Ações do “Maio Amarelo” chegam a Rio Tinto; “Estamos aqui em parcerias avançando para diminuirmos os índices de acidentes” diz Naia
O evento teve como finalidade promover as ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, e colocar em pauta o tema “acidentes de trânsito”
O município de Rio Tinto realizou na noite da sexta-feira (17), no plenário da Câmara dos Vereadores as ações do movimento ‘Maio Amarelo’, desenvolvidas pelo Departamento Municipal de Trânsito. O evento teve como finalidade promover as ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, e colocar em pauta o tema “acidentes de trânsito”, apresentando as medidas que vem sendo feitas como a reeducação na cidade.
Especialista em educação de trânsito e representante do Maio Amarelo na Paraíba, além de observadora certificado do observatório nacional de segurança viária, Abmadabe Vieira, foi a primeira palestrante da noite, e destacou os avanços alcançados na cidade de Rio Tinto a partir da sua municipalização.
Abmadabe lembrou que a cidade tomou medidas que “humanizaram o trânsito”, com o tripé: ‘engenharia, educação e fiscalização’. “Isso vem contribuindo para salvaguarda da vida das pessoas. Eu que já conheço Rio Tinto há muito tempo, eu amo essa cidade, e agora, me deparar com um trânsito tão organizado, já com um comportamento dos cidadãos com um olhar humano e mais amplo. Com respeito à faixa de pedestre, a observância aos direitos das pessoas idosas, gestantes. Isso é de extrema importância”, destacou.
Solimar Holanda – educador de trânsito da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande foi o segundo palestrantes da noite e apresentou os avanços que o trânsito da segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande, alcançou desde a modernização, com investimentos em novas tecnologias e campanhas educativas.
“O trânsito é paz, o trânsito é amor, o trânsito é educação. No trânsito nós temos o tripé: engenharia, educação e fiscalização. Sem educação a engenharia não existe. Sem fiscalização os outros dois também não. É um conjunto de ações que faz o sucesso do trânsito”, lembrou Solimar.
Para o diretor do Departamento de Trânsito de Rio Tinto, Gilmarcos Cavalcante, o encontro foi bastante positivo e participativo, contando com as presenças dos superintendentes de trânsitos de Campina Grande, Santa Rita, João Pessoa, Cabedelo, Mamanguape e da região do Sertão.
“Fiquei muito satisfeito porque nós estamos aqui para ajudar a salvar vidas, que é o intuito do Maio Amarelo”, lembrou Gilmarcos.
Já o prefeito de Rio Tinto, Fernando Naia, se colocou a disposição dos órgãos responsáveis de fiscalização para apoiar qualquer campanha de cunho educativo junto aos condutores de veículos. “Estamos aqui para sermos agentes transformadores da sociedade, e juntos, em parcerias avançarmos para diminuirmos os índices de acidentes no trânsito. Essa é a nossa maior preocupação” elencou Fernando.
A abertura do Maio Amarelo teve a participação do comandante do Corpo de Bombeiros de Mamanguape, major Fernando, presidente da Câmara dos Vereadores – Eraldo Calixto, vereador Rosinaldo Barra, sub-tenente do Tiro de Guerra 07/001 – Josenildo, do pastor da igreja Assembleia de Deus, secretários e assessores do município e da sociedade civil organizada.
Sobre o Movimento Maio Amarelo
Assim como em 2018, o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA” escolhido para a sexta edição do Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
De acordo com o OBSERVATÓRIO, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.
Notícias do Vale PB com PBVale