Ações do “Maio Amarelo” chegam a Rio Tinto; “Estamos aqui em parcerias avançando para diminuirmos os índices de acidentes” diz Naia

O evento teve como finalidade promover as ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, e colocar em pauta o tema “acidentes de trânsito”

O município de Rio Tinto realizou na noite da sexta-feira (17), no plenário da Câmara dos Vereadores as ações do movimento ‘Maio Amarelo’, desenvolvidas pelo Departamento Municipal de Trânsito. O evento teve como finalidade promover as ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, e colocar em pauta o tema “acidentes de trânsito”, apresentando as medidas que vem sendo feitas como a reeducação na cidade.

Especialista em educação de trânsito e representante do Maio Amarelo na Paraíba, além de observadora certificado do observatório nacional de segurança viária, Abmadabe Vieira, foi a primeira palestrante da noite, e destacou os avanços alcançados na cidade de Rio Tinto a partir da sua municipalização.

Abmadabe lembrou que a cidade tomou medidas que “humanizaram o trânsito”, com o tripé: ‘engenharia, educação e fiscalização’. “Isso vem contribuindo para salvaguarda da vida das pessoas. Eu que já conheço Rio Tinto há muito tempo, eu amo essa cidade, e agora, me deparar com um trânsito tão organizado, já com um comportamento dos cidadãos com um olhar humano e mais amplo. Com respeito à faixa de pedestre, a observância aos direitos das pessoas idosas, gestantes. Isso é de extrema importância”, destacou.

Solimar Holanda – educador de trânsito da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande foi o segundo palestrantes da noite e apresentou os avanços que o trânsito da segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande, alcançou desde a modernização, com investimentos em novas tecnologias e campanhas educativas.

“O trânsito é paz, o trânsito é amor, o trânsito é educação. No trânsito nós temos o tripé: engenharia, educação e fiscalização. Sem educação a engenharia não existe. Sem fiscalização os outros dois também não. É um conjunto de ações que faz o sucesso do trânsito”, lembrou Solimar.

Para o diretor do Departamento de Trânsito de Rio Tinto, Gilmarcos Cavalcante, o encontro foi bastante positivo e participativo, contando com as presenças dos superintendentes de trânsitos de Campina Grande, Santa Rita, João Pessoa, Cabedelo, Mamanguape e da região do Sertão.

“Fiquei muito satisfeito porque nós estamos aqui para ajudar a salvar vidas, que é o intuito do Maio Amarelo”, lembrou Gilmarcos.

Já o prefeito de Rio Tinto, Fernando Naia, se colocou a disposição dos órgãos responsáveis de fiscalização para apoiar qualquer campanha de cunho educativo junto aos condutores de veículos. “Estamos aqui para sermos agentes transformadores da sociedade, e juntos, em parcerias avançarmos para diminuirmos os índices de acidentes no trânsito. Essa é a nossa maior preocupação” elencou Fernando.

A abertura do Maio Amarelo teve a participação do comandante do Corpo de Bombeiros de Mamanguape, major Fernando, presidente da Câmara dos Vereadores – Eraldo Calixto, vereador Rosinaldo Barra, sub-tenente do Tiro de Guerra 07/001 – Josenildo, do pastor da igreja Assembleia de Deus, secretários e assessores do município e da sociedade civil organizada.

Sobre o Movimento Maio Amarelo

Assim como em 2018, o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA” escolhido para a sexta edição do Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o OBSERVATÓRIO, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Notícias do Vale PB com PBVale

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios