Paraíba é 7º estado em denúncias de violações a deficientes físicos
Os dados constam em relatório divulgado nessa segunda (24) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
Em 2018, a Paraíba ocupou o 7º lugar no ranking de denúncias relativas à violação dos direitos de pessoas com deficiência feitas ao Disque 100. Os dados constam em relatório divulgado nessa segunda (24) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
No total, a Paraíba registrou 303 denúncias. Quando analisada a taxa de denúncias para cada 100 mil habitantes, o estado atinge uma taxa de 28,98, a sétima maior do país. Em primeiro lugar aparece o Distrito Federal, com uma taxa de 38,48.
Conforme a tabela, o estado possui 1.045.631 pessoas com deficiência e maior parte das reclamações está relacionada a negligência, somando 234 casos. Também foram registradas denúncias de abuso financeiro, discriminação, falta de acessibilidade, violência física, psicológica e sexual.
Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves lamenta a situação. “As pessoas com deficiência são, antes de tudo, pessoas que lutam por seus direitos, que valorizam o respeito pela dignidade, pela autonomia, participação, inclusão social e igualdade de oportunidades. Sua deficiência é apenas mais um atributo do ser humano”, destaca.
Notícias do Vale PB com MaisPB