Paraíba é 7º estado em denúncias de violações a deficientes físicos

Os dados constam em relatório divulgado nessa segunda (24) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Em 2018, a Paraíba ocupou o 7º lugar no ranking de denúncias relativas à violação dos direitos de pessoas com deficiência feitas ao Disque 100. Os dados constam em relatório divulgado nessa segunda (24) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

No total, a Paraíba registrou 303 denúncias. Quando analisada a taxa de denúncias para cada 100 mil habitantes, o estado atinge uma taxa de 28,98, a sétima maior do país. Em primeiro lugar aparece o Distrito Federal, com uma taxa de 38,48.

Conforme a tabela, o estado possui 1.045.631 pessoas com deficiência e maior parte das reclamações está relacionada a negligência, somando 234 casos. Também foram registradas denúncias de abuso financeiro, discriminação, falta de acessibilidade, violência física, psicológica e sexual.

Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves lamenta a situação.  “As pessoas com deficiência são, antes de tudo, pessoas que lutam por seus direitos, que valorizam o respeito pela dignidade, pela autonomia, participação, inclusão social e igualdade de oportunidades. Sua deficiência é apenas mais um atributo do ser humano”, destaca.

Notícias do Vale PB com MaisPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios