Lovina e Pedra do Reino são autuados por cobrarem taxa em ingressos online

A fiscalização tem por base decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As empresas que estão comercializando a venda de ingressos on-line cobrando taxa de conveniência e encarecendo o preço final do bilhete estão sendo autuadas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. O teatro Pedra do Reino e a casa de shows Lovina foram autuados nesta sexta-feira (19) pela cobrança da taxa para apresentações em suas dependências. A fiscalização tem por base decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As autuações ao Pedra do Reino e ao Lovina se deram por responsabilidade solidária. Esses estabelecimentos também são responsáveis pela prática da irregularidade.

De acordo com o Procon, o ingresso, se comprado através da internet, fica com o preço mais caro em média R$ 20,00 em relação ao comprado de forma presencial nos pontos físicos de revenda. Essa cobrança de taxa de conveniência é ilegal.

“Como a sentença foi proferida em âmbito de uma ação coletiva de consumo, tem validade em todo território nacional”, esclareceu o secretário do Procon, Helton Renê.

Mais de 10 notificações foram realizadas na manhã desta sexta-feira (19), referente a todos os shows já programados para essa temporada, até o final do ano.

Venda casada 

De acordo com a decisão do STJ, a taxa de conveniência não poderá ser cobrada dos consumidores e se configura como prática de venda casada. Além do que foi decidido pelo STJ, a venda casada é uma irregularidade prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A cobrança indevida poderá acarretar entre as penalidades previstas na legislação, a aplicação de multas e a suspensão temporária do serviço.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios