Após denúncia de maus-tratos, Semam nega que Lady sofra na Bica

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) disse estar aberta ao diálogo e prezar pela transparência da informação.

Após relatório feito por veterinários a pedido do Ministério Público Federal (MPF) sobre a situação da elefanta Lady, a Prefeitura Municipal de João Pessoa afirmou não ter sido notificada pelo órgão. Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) disse estar aberta ao diálogo e prezar pela transparência da informação.

Conforme o documento, Lady precisa ter as unhas cortadas periodicamente e por isso, se encontra com uma inflamação nas duas patas. A Semam explicou ainda que está providenciando a compra de um ‘brete’, equipamento que irá isolar o animal e permitirá que qualquer veterinário faça o tratamento, já que cuidador da elefanta é o único que consegue se aproximar dela e não tem como vir a João Pessoa.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto, afirmou não haver a menor possibilidade do animal estar sofrendo na Bica. “Fazemos o melhor para que ela tenha uma condição de vida com mais conforto e saúde e, assim, vamos continuar fazendo”. 

Leia nota na íntegra:

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) tem tradição em acolher animais que são vítimas do tráfico e que sofreram maus tratos. Não compramos, não leiloamos e não recebemos animais que têm condições de voltar à natureza.

Causa estranheza à Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a divulgação de um laudo para a imprensa, no qual supostamente é questionada a saúde da elefanta Lady, sem a devida notificação dos órgãos gestores da PMJP, responsáveis pelo cuidado do animal. A Semam sempre esteve aberta ao diálogo e preza pela transparência da informação.

Lady está há seis anos sob a responsabilidade da PMJP, num recinto construído especialmente para ela, com 2.500 m². Todos os dias dois profissionais, cuidadores de animais, fazem o acompanhamento de Lady, que recebe uma dieta balanceada e tratamento médico com equipe de veterinários. Diariamente, ela é alimentada com 90 kg de capim, 25 kg de frutas e 3 kg de ração.

Lady é originária da floresta tropical da Índia e nasceu em cativeiro. Por causa dessa condição, a elefanta vai precisar sempre de tratadores e de ser alimentada. Se for solta em qualquer ambiente, não vai sobreviver, por ser um animal que já nasceu em cativeiro. Também por esta condição, da vida no cativeiro, Lady precisa ter as unhas das patas cortadas periodicamente – por esta razão ela se encontra com uma inflamação nas duas patas.

Para que o tratamento seja feito, é preciso a atuação do primeiro cuidador de Lady – única pessoa que consegue se aproximar do animal, sem que ela esteja isolada. Como ele não teve como vir a João Pessoa, está sendo providenciada a compra de um brete, equipamento que isola Lady e oferece condições para que qualquer veterinário faça o tratamento.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto, reitera que a Bica acolhe animais vítimas de maus tratos e não há a menor possibilidade de que Lady esteja sendo mal tratada. “É um absurdo esse tipo de comentário. Temos hoje na Bica aproximadamente 500 animais que não têm condições de voltar para o habitat natural, assim como Lady. Fazemos o melhor para que ela tenha uma condição de vida com mais conforto e saúde e, assim, vamos continuar fazendo. Respeitamos os órgãos como o Ministério Público Federal, a Universidade Federal da Paraíba, mas reiteramos que não procedem os comentários veiculados na imprensa local”.

 

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios