INCLUSÃO: Autistas poderão usar vagas de estacionamentos prioritários em JP

A Portaria foi assinada na manhã desta terça-feira (30) pelo superintendente da Semob, Adalberto Araújo, e pelo secretário da Sedes, Diego Tavares.

Veículos que atendem pessoas com o transtorno do espectro autista poderão utilizar vagas de estacionamento destinadas a pessoas com necessidades especiais. É o que regulamenta a Portaria 30/19, editada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).

“Esta é uma medida simples que fará uma enorme diferença na vida das famílias que possuem membros com autismo”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. “Nosso objetivo é facilitar a locomoção dessas pessoas, possibilitando um melhor acesso aos seus destinos, seja para um tratamento médico ou em momento de lazer”, complementou.

A Portaria foi assinada na manhã desta terça-feira (30) pelo superintendente da Semob, Adalberto Araújo, e pelo secretário da Sedes, Diego Tavares. O documento já tem validade e será publicado na próxima edição do Semanário Oficial do Município.

De acordo com o secretário Diego Tavares, esta é uma solicitação antiga de entidades que representam e defendem os direitos dos autistas. “Dialogamos com estas entidades e trabalhamos junto à Semob para trazer mais esse benefício para as famílias e pessoas com autismo”, afirmou.

Procedimento

Para utilizar a vaga, as famílias com membros autistas deverão possuir a credencial de estacionamento para pessoas com necessidades especiais. Ela pode ser solicitada no Portal de Serviços da Semob, onde o usuário deverá preencher o formulário digital e anexar cópia de uma foto, documento de identificação, comprovante de residência recente e de um laudo médico que ateste o transtorno do espectro autista.

“É um procedimento digital que traz ainda mais comodidade às famílias”, explicou Adalberto Araújo. “O usuário vai receber por email a atualização do status de sua demanda e deverá comparecer a um dos postos de atendimento da Semob apenas para retirada da credencial”, afirmou.

As credenciais para portadores de necessidades especiais já eram garantidas a qualquer pessoa com deficiência física ou neurológica que acarretasse uma dificuldade de locomoção.

Notícias do Vale PB com MaisPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios