BICA: Entidade protetora dos animais colhe assinaturas em petição pedindo liberdade da elefanta Lady
Até o momento, mais de 2.500 pessoas já assinaram a petição pedindo a liberdade de Lady.
A preocupação com a saúde e com a situação em que está a elefanta Lady, que vive no Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, tem provocado ações de diversos setores da sociedade. Nesta sexta-feira (03) a Harpias, uma entidade protetora dos animais que atua na Paraíba, lançou uma petição para coletar assinaturas pedindo que Lady seja liberada e levada para o Santuário de Elefantes Brasil localizado em Mato Grosso.
A petição online tem como objetivo inicial alcançar cinco mil assinaturas, de acordo com a Harpias. O instrumento de arrecadação de assinaturas foi disponibilizado através da plataforma Avaaz.
Até o momento, mais de 2.500 pessoas já assinaram a petição pedindo a liberdade de Lady. O documento deverá ser encaminhado à Prefeitura de João Pessoa, que é a responsável pela tutela do animal.
No final de julho um laudo produzido por quatro veterinários apontou que Lady corre risco de morte na Bica. Ela está acometida por pododermatite avançada associada à osteíte séptica, uma inflamação grave na pata que pode matar. Esta doença é uma das que mais mata elefantes criados em cativeiro.
Devido à estrutura inadequada, falta de capacitação dos funcionários e negligência veterinária e administrativa, Lady está sofrendo maus-tratos, de acordo com o laudo veterinário.
A elefanta Lady vivia em um circo e foi apreendida no ano de 2013 devido a maus-tratos. Após ser apreendida, ela foi doada e enviada para o Parque Arruda Câmara, a Bica, onde vive até hoje sozinha.