Caravana Lula Livre, com Haddad, chega à Paraíba para ‘SOS Transposição’ após cruzar PE e Ceará

A manifestação no Cariri da Paraíba é organizada pelo ex-governador Ricardo Coutinho.

A ‘Caravana Lula Livre’ vai encerrar a programação de maratona pelo Nordeste com uma passagem pelo ato ‘SOS Transposição’, que acontecerá no domingo (1º), no município de Monteiro. A manifestação no Cariri da Paraíba é organizada pelo ex-governador Ricardo Coutinho.

“A cada dia que passa, fica mais evidente que a prisão do ex-presidente Lula é política e sempre teve um objetivo: impedir que a maior liderança do país participasse das eleições, completando o golpe que está em curso no país desde o golpe contra  Dilma Rousseff. Com o objetivo de denunciar essa injustiça, a  Caravana Lula Livre com Fernando Haddad chega ao Nordeste nesta sexta-feira (30) e vai passar por Ceará, Pernambuco e Paraíba”, diz o PT em nota publicada no site do partido.

O PT lembra que Lula inaugurou a obra de transposição, em Monteiro. “Nesse último, a comitiva vai realizar um ato no município de Monteiro, onde  Lula fez a inauguração histórica da transposição do Rio São Francisco – iniciativa do ex-presidente que tem potencial para levar água para 12 milhões de brasileiros em 390 municípios do país, mas que está com o bombeamento suspenso há seis meses pelo desgoverno de Jair Bolsonaro (PSL).”

Segundo o partido, a Caravana conta com a presença da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann e também tem o papel de denunciar o ‘desmonte’ do Estado brasileiro promovido por Bolsonaro, que, de acordo com o PT, só conseguiu se eleger porque Lula foi impedido não só de disputar, como também de falar com o povo brasileiro durante todo o período eleitoral.

O vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores e coordenador das caravanas, Márcio Macêdo, ressalta que a Caravana Lula Livre com Fernando Haddad tem o “objetivo central de denunciar a prisão injusta, ilegal e arbitrária de Lula”.

Macêdo, que coordena a comitiva, cita as reportagens do site The Intercept Brasil sobre o que chama de ilegalidades da Operação Lava Jato que atuou em “conluio para tirar Lula das eleições e prendê-lo por perseguição política para que Bolsonaro fosse presidente e Moro ministro”.

Nesse contexto, a Caravana também tem o papel de “denunciar o desmonte do Estado brasileiro por Bolsonaro”. Por isso, também aborda questões centrais no país: a defesa da Previdência Social, da Educação e do meio ambiente.

Essa última pauta ganhou destaque internacional com o governo Bolsonaro, que, ainda segundo o PT, está destruindo a floresta amazônica e a imagem do Brasil no mundo. “A postura do governo incentiva as queimadas e os incêndios na Amazônia, incentiva a ação de grileiros e milicianos para desmatar e queimar a floresta”, critica Macêdo.

Em agosto, já foram registrados 27.497 focos de incêndio pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número é maior que a média do mês nos últimos 21 anos. Já no acumulado desde janeiro, o Inpe registrou uma salto de 82% nas queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios