Supremo declara Aeroporto Castro Pinto propriedade de Santa Rita

A decisão unânime seguiu o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia.

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, nesta quarta-feira (11), como inconstitucionais duas leis do Estado da Paraíba que redefiniam os limites do município de Bayeux, na grande João Pessoa. A ação foi juizada pelo Partido da República (PR) que alegou desrespeito ao artigo 18 (parágrafo 4º) da Constituição Federal.

As leis estaduais 10.176/2013 e 10.403/2015 e a lei municipal 1.409/2015 de Bayeux transferiam para o território 56% da área do aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado no município de Santa Rita, e a totalidade do 16ª Regimento de Cavalaria Mecanizada.

Segundo o PR, houve um reconhecimento pelos prefeitos das duas cidades sobre os limites territoriais, que implicaria em desmembramento, sem a realização de consulta plebiscitária desrespeitando a Constituição Federal.

A decisão unânime seguiu o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, julgando procedente da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5499).

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios