Justiça determina que vereadora de Cruz do Espirito Santo retire propaganda eleitoral antecipada das ruas

Na decisão, a magistrada alegou que a vereadora promove seu nome em período fora do que é determinado pela Justiça Eleitoral.

A juíza da 3ª Zona Eleitoral da Comarca do Município de Cruz do Espírito Santo, VANESSA ANDRADE DANTAS LIBERALINO DA NÓBREGA, determinou que a vereadora Aliny do Povão retire a propaganda eleitoral antecipada que circula nas ruas da cidade no prazo de 48hs.

Na decisão, a magistrada alegou que a vereadora promove seu nome em período fora do que é determinado pela Justiça Eleitoral. A parlamentar confeccionou adesivos aplicando-os em carros, casas e até ponto comercial. O conteúdo trazia a seguinte frase: “Povão vem ai! 2020”.

A denúncia foi formulada pelo jornalista Marcos Cavalcanti, que detectou as irregularidades no município de Cruz do Espírito Santo e resolveu oficializar o fato ao cartório eleitoral da 3ª Zona da Comarca da Cidade, já que a vereadora afirma que disputará a prefeitura da cidade em 2020.

Em caso de comprovado descumprimento da decisão judicial, a vereadora será multada no pagamento de multa de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais), haja vista que, nesse momento, já possui o prévio conhecimento de tal irregularidade.

A juíza também adverte os proprietários dos veículos com os adesivos que também poderão ser multados, em procedimento próprio, após o exercício do contraditório e ampla defesa.

A jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disciplina que a propaganda eleitoral antecipada pode ser implícita ou explícita. O simples fato de o conteúdo eleitoral da divulgação ter vindo implícito não descaracteriza a falta cometida pelo seu divulgador. Assim, não é possível alegar a própria esperteza ao elaborar um conteúdo subliminar para eximir-se da responsabilidade. Contudo, não há de se negar que esse é um conteúdo de difícil identificação. Neste sentido, o caso em tela, servirá de aio daqui para frente possibilitando uma análise do exemplo.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios