Escola da zona rural de Rio Tinto trabalha conscientização ambiental com materiais recicláveis
Caixas se transformam em brinquedos, garrafas ganham a forma de animais, dando destaque a conscientização ambiental.
A imaginação dos alunos do ensino infantil na zona rural de Rio Tinto, no Litoral Norte paraibano, tem sido campo fértil para a criatividade. Acompanhados pelas professoras Juliana Martins e Aurileide Lopes, as crianças da Escola Municipal professora Ivanilda Maria dos Santos, da comunidade de Lagoa de Praia, distante 27 km do Centro, reinventam o mundo ao redor, dando novas e inusitadas utilidades para os objetos que a cercam.
Caixas se transformam em brinquedos, garrafas ganham a forma de animais, dando destaque a conscientização ambiental. Todo este potencial criativo vem sendo trabalhado em sala de aula, tornando-se um importante aliado no processo de educação ambiental.
A professora Juliana Martins destacou que a ideia surgiu através do tema que a Escola escolheu para trabalhar nos 2° e 3° bimestres, sendo o primeiro “Meio Ambiente” e o 3° a “Arte e Cultura”.
“Através do 2° e 3° bimestre vimos a possibilidade de trabalhar com os alunos os brinquedos com materiais recicláveis que envolve tanto reciclagem como a arte. Daí nós pesquisamos alguns brinquedos fáceis de trabalhar com os alunos. Pedimos para que eles trouxessem de casa rolo de papel higiênico e de papel toalha, caixa de ovo e garrafas de amaciantes”, explicou Juliana.
A cada sexta-feira a Escola trabalhava a elaboração de um brinquedo diferente. Com rolos de papel higiênico os alunos criaram o pinguim, a borboleta, a joaninha e a abelha. Já com a caixa de ovo foi criado a lagarta, a tartaruga, e a centopeia. Já com os rolos de papel toalha foi elaborada a girafa, com garrafa de amaciante e garrafa de sabão, o elefante.
“O tema meio ambiente envolve os cuidados com o meio ambiente, ética, prevenção, reciclagem etc. Já a elaboração dos brinquedos são potenciais atividades lúdicas e divertidas, ideais para despertar o interesse da criança sobre a importância da preservação do planeta. Além da arte e da cultura, porque essa criatividade é uma verdadeira arte”, enfatizou a educadora.
Juliana ressaltou também que a Escola vem desenvolvendo atividades culturais, como trabalho com danças típicas, com quadrilha, e danças folclórica com cantiga de roda.
“Depois de concluir os brinquedos fizemos a exposição dos trabalhos no salão principal da Escola, e convidamos as outras turmas e funcionários para apreciar os trabalhos”, informou.
Os trabalhos com reciclagem na educação infantil mostram, na prática, a importância da contribuição de cada um na conservação do meio ambiente. Através destas atividades, podem perceber seu papel como agentes e transformadores do meio e reconhecer os efeitos de suas atitudes no mundo em que vivem.