Escola da zona rural de Rio Tinto trabalha conscientização ambiental com materiais recicláveis

Caixas se transformam em brinquedos, garrafas ganham a forma de animais, dando destaque a conscientização ambiental.

A imaginação dos alunos do ensino infantil na zona rural de Rio Tinto, no Litoral Norte paraibano, tem sido campo fértil para a criatividade. Acompanhados pelas professoras Juliana Martins e Aurileide Lopes, as crianças da Escola Municipal professora Ivanilda Maria dos Santos, da comunidade de Lagoa de Praia, distante 27 km do Centro, reinventam o mundo ao redor, dando novas e inusitadas utilidades para os objetos que a cercam.

Caixas se transformam em brinquedos, garrafas ganham a forma de animais, dando destaque a conscientização ambiental. Todo este potencial criativo vem sendo trabalhado em sala de aula, tornando-se um importante aliado no processo de educação ambiental.

A professora Juliana Martins destacou que a ideia surgiu através do tema que a Escola escolheu para trabalhar nos 2° e 3° bimestres, sendo o primeiro “Meio Ambiente” e o 3° a “Arte e Cultura”.

“Através do 2° e 3° bimestre vimos a possibilidade de trabalhar com os alunos os brinquedos com materiais recicláveis que envolve tanto reciclagem como a arte. Daí nós pesquisamos alguns brinquedos fáceis de trabalhar com os alunos. Pedimos para que eles trouxessem de casa rolo de papel higiênico e de papel toalha, caixa de ovo e garrafas de amaciantes”, explicou Juliana.

A cada sexta-feira a Escola trabalhava a elaboração de um brinquedo diferente. Com rolos de papel higiênico os alunos criaram o pinguim, a borboleta, a joaninha e a abelha. Já com a caixa de ovo foi criado a lagarta, a tartaruga, e a centopeia. Já com os rolos de papel toalha foi elaborada a girafa, com garrafa de amaciante e garrafa de sabão, o elefante.

“O tema meio ambiente envolve os cuidados com o meio ambiente, ética, prevenção, reciclagem etc. Já a elaboração dos brinquedos são potenciais atividades lúdicas e divertidas, ideais para despertar o interesse da criança sobre a importância da preservação do planeta. Além da arte e da cultura, porque essa criatividade é uma verdadeira arte”, enfatizou a educadora.

Juliana ressaltou também que a Escola vem desenvolvendo atividades culturais, como trabalho com danças típicas, com quadrilha, e danças folclórica com cantiga de roda.

“Depois de concluir os brinquedos fizemos a exposição dos trabalhos no salão principal da Escola, e convidamos as outras turmas e funcionários para apreciar os trabalhos”, informou.

Os trabalhos com reciclagem na educação infantil mostram, na prática, a importância da contribuição de cada um na conservação do meio ambiente. Através destas atividades, podem perceber seu papel como agentes e transformadores do meio e reconhecer os efeitos de suas atitudes no mundo em que vivem.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios